22/08/2023
Blog da Cris Guarapuava

Será que vai dar Pedro na ‘cabeça’, ou melhor na vice de Dr. Antenor?

Fiquei sabendo que as conversas se intensificam lá em Curitiba para que o MDB indique Pedro Moraes na chapa liderada pelo PT, em Guarapuava

Vereador Pedro Moraes (Foto: Divulgação)

Informações de bastidores mostram que pode ocorrer novidades no cenário político de Guarapuava. E olha que escrevo isso tranquilamente, levando em consideração a confiança das fontes que me deram a informação.

Nos últimos as conversas entre as cúpulas do MDB e do PT, em Curitiba, se afunilaram. O presidente estadual do PT, Arilson Chiorato já esteve em Guarapuava, trazido por esse assunto. Antes, porém, conversou com o presidente estadual do MDB, o deputado estadual Anibelli Neto. A ideia é que o MDB indique vice na chapa petista, encabeçada pelo Dr. Antenor. E o nome sugerido? Pedro Moraes, presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava. Conversei com ele, Pedro, que não negou e nem confirmou.

Não é segredo pra quem acompanha o vereador que ele mantém um diálogo aberto com as hostes petistas. Assumiu a candidatura de Lula à Presidência da República; concedeu o título de Cidadão Honorário de Guarapuava ao deputado federal Zeca Dirceu; tem a assessoria do advogado Ramon da Silva, que sempre fez o jurídico do PT em Guarapuava. Pedro Moraes é realmente um político agregador.

E também é real que ele está fazendo um trabalho para a reeleição. E me refiro não apenas para o retorno na Câmara, mas também para continuar presidindo a Mesa Executiva. Afinal, já se tornou um fato comum o presidente ficar quatro ou mais anos no cargo. Desde que ‘reze’ a cartilha certa.

A QUEM INTERESSA?

Mas numa análise um pouco mais profunda, vem a pergunta? Será que a reeleição de Pedro Moraes interessa aos demais grupos políticos? Bora lá: daqui dois anos ele, Pedro pode muito bem ser candidato a deputado estadual e continuar presidente do Legislativo é uma ‘boa pedida’. Mas interessa aos grupos de Silvestri Filho, Ribas Carli e Mattos Leão, o ‘surgir’ de uma nova liderança que não seja de dentro das próprias bolhas? Partindo desse questionamento e olhando lá na frente, pode muito bem haver – e sabemos que sempre há – articulações para que Pedro Moraes não se reeleja à Mesa Executiva. Cada grupo, dependendo da bancada que fizer para a próxima legislatura, pode muito bem chamar essa responsabilidade para um dos vereadores dele.

O grupo de Celso Góes, que está integrado ao de Cesar Filho, tem nomes como Marcio Carneiro que sonha essa função há anos; ou ainda o Professor Pablo. Marcelinho também é um vereador que deseja a presidência. É claro que essa situação passa pela atual composição do Legislativo Municipal. Outros novos e novas vão chegar e tudo pode ser diferente. E num outro cenário, numa possível candidatura a vice, se a chapa majoritária que ele compor não se eleger? Aí, Pedro Moraes fica sem mandato. Bem, o quadro que está sendo esboçado é esse. Mas como em qualquer arte, e a política é uma delas, sempre há ajustes até o final, muita coisa ainda vai mudar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.