O movimento dos consumidores nas lojas, na comparação com abril, cresceu 0,6% em maio. Comparado ao mesmo mês do ano passado, o crescimento atingiu 3,4%. Divulgados hoje (8), os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
Segundo os economistas do Serasa Experian, apesar do aumento apontado pelo indicador para maio, a atividade comercial no país tem crescido em ritmo baixo este ano. Entre janeiro e maio, a atividade varejista cresceu 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os economistas, isso se deve ao aumento do custo do crediário, à baixa disposição do consumidor em contrair novas dívidas e à alta da inadimplência e da inflação.
O segmento que apresentou maior retração em maio foi o de veículos e peças, com queda de 1,9% na comparação com abril. No período, também foi registrada queda no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que, com relação a abril, caiu 0,8%.
Entre os segmentos com registro de crescimento estão o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática, com alta de 0,4. Os supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registraram aumento de 0,3%. Combustíveis e lubrificantes aumentaram 1,6% e o setor de material de construção cresceu 2,4%.