As universidades de todo o Paraná passam a contar a partir desta sexta (22) com o serviço de telessaúde. Dessa forma, o aplicativo está disponível para os estudantes, professores e profissionais das universidades que tiverem síndromes gripais ou sintomas de covid-19.
Quem quiser pode instalar e efetuar o cadastro no aplicativo Saúde Online Paraná. Assim, o paciente pode fazer o agendamento de consultas pelo serviço de telessaúde. O app é de graça para os sistemas operacionais Android e iOS.
De acordo com o Estado, a medida tem o objetivo de reunir dados epidemiológicos. Isso porque, as informações podem contribuir com o controle do novo coronavírus nos municípios onde estão os campus universitários. Principalmente depois do retorno de aulas e demais atividades presenciais nas instituições. Além disso, o serviço também inclui o acolhimento psicológico para toda a comunidade acadêmica.
PROJETO
Nesta fase, o aplicativo integra um novo projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Inicialmente, o projeto reúne 20 bolsistas, entre médicos e psicólogos profissionais. Além de estudantes de graduação das áreas da Saúde e de Tecnologia da Informação (TI).
A ação do governo conta, ainda, com a parceria da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o aplicativo Saúde Online Paraná é uma ferramenta que atende orientação do governador em termos de cuidado com as pessoas.
O projeto está estruturado de maneira que as equipes de atendimento sejam ampliadas, conforme a demanda. Assim, serão disponibilizados mais profissionais para atender quem precisar recorrer a esse recurso.
EXPERTISE
A universidade lançou o serviço no início da pandemia do novo coronavírus em abril de 2020. Já em novembro do mesmo ano, o serviço de telessaúde recebeu uma atualização. Desse modo, o aplicativo se tornou uma medida de enfrentamento à covid-19 e acompanhamento clínico de pacientes com a doença no Paraná.
Isso porque, o app contribuiu para desafogar unidades de saúde nos vários municípios e evitou aglomerações e deslocamentos de pessoas. Em 18 meses, a plataforma contabilizou mais de 40 mil atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem e acolhimentos psicológicos.
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