Cristina Esteche
Após várias rodadas de negociações a recomposição salarial dos servidores públicos municipais de Guarapuava ficou definido em 7%. Esse valor retroativo a maio, será restituído em parcela única e incorporado já no próximo salário dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do município de Guarapuava. A categoria pedia um reajuste de 8,22%, seguindo o índice da inflação
A decisão ocorreu na tarde de ontem, após duas horas de reunião realizada na Prefeitura, entre a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (Sisppmug) e representantes da administração.
"Lamentamos que o reajuste não tenha acompanhado a inflação. Reconhecemos que houve um progresso, porém ainda assim teremos perdas. Certamente voltaremos a essa pauta nos próximos meses", disse Cristiane Wainer, referindo-se à diferença de 1,22%.
De acordo com o Sisppmug, as negociações iniciaram em março deste ano. A primeira oferta de correção salarial foi de 5,88% pagos em duas parcelas, a primeira em junho e a segunda em outubro, retroativas a maio. Porém a maior parte dos servidores decidiu, em assembleia, por não acatar o valor ofertado. Num segundo encontro entre sindicato e prefeitura, no dia 20 de maio, a proposta foi de 7% pago também em duas vezes. Essa proposta foi levada novamente à assembleia, que ocorreu no primeiro dia deste mês, onde a categoria decidiu, como primeira opção, manter os 8,22% pagos em duas vezes e como segunda proposta um aumento de 7%, em cota única.