22/08/2023


Geral

Servidores da Surg aprovam indicativo de greve para 08 de setembro

Por Cristina Esteche, com assessoria

Lixeiros param com horas extras e coleta fica prejudicada

Os trabalhadores da Surg  (Serviços de Urbanização de Guarapuava) aprovaram o indicativo de greve a partir de  08 de setembro de 2014, caso a direção da empresa não apresente uma contraproposta que atenda às reivindicações. Os trabalhadores são responsáveis por atividades como coleta de lixo, varrição de ruas, limpeza e conservação de parques e praças, pavimentação asfáltica, jardinagem, iluminação pública e fiscalização do trânsito, entre outras atividades afins.

De acordo com o Sindiurbano (Sindicato dos trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná),  entidade da categoria, a proposta deve contemplar, no mínimo, o cumprimento da promessa realizada durante a negociação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2013/2014, estabelecendo um reajustamento salarial para que os trabalhadores da empresa de economia mista passassem a ter seus salários adequados ao mercado de trabalho.

A assembleia aconteceu na noite de 28 de agosto, sendo que os trabalhadores rejeitaram por unanimidade a contraproposta apresentada pela empresa para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Na ocasião os trabalhadores decidiram, também, que a jornada diária será cumprida de acordo com o estipulado no contrato de trabalho. Antes disso, a carga horária frequentemente ultrapassava 12 horas diárias.

Segundo o Sindicato, a Surg foi comunicada a respeito do resultado da assembleia, por meio de ofício protocolado junto à empresa pela direção sindicalista, na última sexta (29).

Além disso, a direção do Sindicato disse que  colocou-se à disposição da Surg para retomar as negociações e construir um acordo que venha beneficiar os trabalhadores.  Sendo assim, o Sindicato solicitou que seja agendada uma reunião de negociação que deverá ser realizada na tarde do dia 08 de setembro de 2014.

Logo em seguida, os trabalhadores serão reunidos em nova assembleia quando será confirmada a paralisação imediata de todas as atividades da Surg, caso a contraproposta não seja apresentada pela direção da empresa ou não atenda às reivindicações.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo