22/08/2023



Política

Servidores de Pinhão ameaçam greve a partir de quinta-feira

imagem-27034

Funcionários públicos do município de Pinhão realizaram na tarde de ontem (13) uma Assembléia Geral Ordinária, convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, para discutir sobre a reposição que a categoria está pleiteando junto ao Executivo Municipal. Os servidores estão reivindicando 10% de reposição, baseados no índice de inflação do período da data-base da categoria, que é o mês de maio.
Porém, a falta de manifestação por parte da administração municipal, motivou os servidores a saírem em passeata pelas principais ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar a administração municipal para conceder a reposição salarial. Enquanto os servidores realizavam a manifestação em frente ao Paço Municipal, uma comissão de servidores, integrantes do sindicato e representantes do Legislativo foi recebida pelo secretário d Finanças, Cleverson Muhlstdet dos Santos, e pela assessora jurídica Matilde da Luz Martins Abreu.
Os servidores protocolaram um ofício junto à administração, onde concedem prazo até amanhã, quarta-feira (15), às 10h00 para que a administração se manifeste sobre a reposição. “Sabemos que há problemas com o limite prudencial do município e que a folha está estrangulada, mas a administração tem que prestar essas informações aos servidores e não simplesmente desprezá-los”, diz o vereador Dirceu de Oliveira (PSDB).
De acordo com o vereador, a administração municipal não vem dando a devida importância aos servidores, que estão desde o mês de maio aguardando uma explicação sobre a reposição. “Falta explicar muita coisa. Por exemplo, se o município fez um concurso recentemente e chamou cerca de 500 pessoas, porque criar mais cargos comissionados? Se a folha está inchada e o município está no limite prudencial, deve ser cumprida a orientação do Tribunal de Contas que é demitir os comissionados. Os funcionários efetivos, de carreira, estão sendo prejudicados pelo excesso de cargos em comissão. Os servidores municipais e a comunidade precisam de explicações”, afirma o vereador.
 
Greve
 
Caso não tenham o retorno da administração até amanhã, os servidores ameaçam entrar em greve na próxima quinta-feira (16). O prefeito José Vitorino Prestes (PP) não foi localizado para comentar sobre o assunto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo