22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Servidores do aeroporto passam por capacitação para atender PCD’s

A capacitação por meio de simulação de atendimento para pessoas com deficiência busca promover acessibilidade e inclusão aos passageiros

Atividade-deficientes-visuais-aeroporto-6-scaled-e1638804638499

A capacitação visava melhorar o atendimento de pessoas com deficiência (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os servidores do Aeroporto Regional de Guarapuava Tancredo Thomas de Faria, passaram por uma capacitação. A formação ocorreu por meio de simulação de atendimento para pessoas com deficiência (PCD) para promover maior acessibilidade e inclusão no atendimento de passageiros.

De acordo com o Diretor Superintendente do aeroporto, Adriano Volkweis, o treinamento é uma forma para praticar o atendimento humanizado e eficaz. Além de receber sugestões para a melhoria das operações. “O objetivo desses encontros é para que se possa estabelecer uma comunicação mais eficaz e de modo que a gente não cause nenhum tipo de constrangimento”.

Conforme a Secretaria de Comunicação, desde 2019, o local é um dos únicos aeroportos do mundo a contar com um aplicativo que promove acessibilidade a pessoas com deficiência visual. A ação atual visa o aprimoramento da acessibilidade que já está disponível. Assim sendo, para a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI), Evenise Andrade, essa é uma ação muito importante.

É uma via de mão dupla, para as pessoas com deficiência e também para os atendentes, ao saberem como conduzir a pessoa com deficiência visual e também para termos conhecimento de como funciona, a sala com os detectores, além de conhecer todo o espaço físico do aeroporto.

Dessa forma, para Heloana Hick, que é deficiente visual, a simulação serviu para aflorar um desejo que representa o aumento da independência. “Eu sempre tive vontade de fazer essa experiência de viajar sozinha, eu achei muito bom, um aprendizado para gente também”.

Outro encontro aprimorou as atividades relacionadas ao público surdo. Por fim, as simulações continuam com pessoas com deficiência intelectual e também com portadores de deficiência física.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo