* Da Redação, com assessoria – edição RT
Os servidores do Detran Paraná entram em greve hoje (15), por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran-PR, os servidores querem a aprovação do plano de carreira e aumento dos investimentos no órgão. Conforme o Sindicato, os servidores da 6ª Ciretran de Guarapuava aderiu à manifestação.
No Paraná, o Detran atende 5 milhões de condutores e 6,4 milhões de veículos todos os anos. Ao todo, são mil servidores, que pedem melhorias no atendimento a população e mudanças no plano de carreira da categoria.
À RSN, a secretária do Sindicato, Silvia Penerotti, até às 11h30 da manhã desta segunda feira (15), o Sindicato não havia recebido nenhuma manifestação demonstrando interesse de acordo com a categoria. “A greve será mantida até que haja a sensibilização sobre o caso dos servidores”, afirmou
Apesar da greve, o Sindicato informou que seis serviços considerados essenciais, serão mantidos.
São eles:
1- Liberação de veículos apreendidos;
2- Serviços que envolvam documentos necessários para veículos de serviços essenciais e emergências (policia, ambulância, etc.);
3- Processo para registro de veiculo novo;
4- Renovação de CNH, vencida há mais de trinta dias (montagem, foto e agendamento de exames);
5- Recebimento e devolução de CNH suspensa (emissão guia, foto e agendamento);
6- Realização e exames práticos para processo de primeira habilitação vencendo em trinta dias.
Os terminais de autoatendimento e serviços online seguem funcionando normalmente durante a greve.
Em nota, o Detran informou que a greve não deve prejudicar a população e que já preparou um plano de contingência, principalmente com o remanejamento de funcionários.