Da Redação
O Calçadão da Avenida Brasil, em Cascavel, foi o local escolhido por servidores públicos federais em greve para realização de um ato unificado, na manhã desta sexta-feira (28). Cerca de 100 servidores ligados à educação e à previdência social participaram da manifestação, concentrada em frente a Catedral. Com apitos, faixas e palavras de ordens os servidores pediram por melhores condições de trabalho, além de reposição inflacionária.
Os servidores das Instituições Federais de Ensino, técnico-administrativos em educação, completaram 90 dias de greve. Já os do INSS estão a 50 dias em greve. Ambas as categorias reivindicam correção salarial de 27,3% (índice acumulado desde 2011), sendo que o governo federal ofertou reajuste de 21,3%, divididos em quatro anos.
Os grevistas também solicitam mais verbas para Educação e Saúde, pastas mais afetadas pelos cortes orçamentários da União.
Participaram do ato servidores de universidades federais (UFFS, UTFPR, UFPR, UNILA), institutos federais (IFPR) e INSS de diversos municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.