Mais ações são desenvolvidas em Guarapuava para aumentar a chance de acabar com a violência contra mulher. Desta vez, servidores públicos da cidade receberão treinamento para saber como enfrentar estes casos. Inicialmente, o treinamento vai envolver polícias civis e militares, além de membros da saúde e assistência social. A causa é desenvolvida pela Secretaria da Mulher.
De acordo com Luci Aparecida Rocha Belão, 1º tenente dentista da Polícia Militar em Guarapuava e uma das organizadoras do evento, o objetivo principal do treinamento é aumentar o atendimento humanizado através de palestras instrutivas. “Nós percebemos dificuldade de abordagem nestes casos de profissionais em várias áreas. Estes casos são mais difíceis porque quando você é roubado, por exemplo, na maioria das vezes você não tem laços com o ladrão. Na agressão contra a mulher não é assim. A maioria dos casos vem de pessoas próximas, como o marido”.
Ainda de acordo com Luci, o projeto também visa mostrar para as mulheres que sofrem de violência que existem outras formas de orientação e atendimento que não é apenas a delegacia. “Nas palestras nos mostraremos os sinais de alerta para que o servidor perceba quando a mulher está passando por esta situação, com o foco principalmente na orientação de serviços”.