A onda de calor que atinge boa parte do Brasil nesta reta final do inverno, preocupa as autoridades de saúde. No Paraná, a semana será marcada de termômetros acima dos 30ºC, conforme o Simepar. Nem Guarapuava, cidade conhecida pelas temperaturas mais baixas vai escapar. No sábado (23) – primeiro dia da Primavera – os termômetros devem chegar a 34ºC. E no domingo (24) atingir 35°C.
Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) alerta a população e faz recomendações, especialmente para crianças e idosos. Com umidade relativa do ar baixa, é importante reforçar algumas atitudes essenciais durante este período para a prevenção de fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial. Assim sendo, é importante nesse período de forte calor evitar a exposição ao sol, principalmente das 10h às 16h, e sempre aplicar protetor solar, independentemente do horário.
NUTRIÇÃO E HIDRATAÇÃO
Outro cuidado é com a hidratação e alimentação, sendo ainda mais importante o consumo de alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes, arroz e feijão. Esse alimentos possuem alto teor de água, diferente dos ultraprocessados. Os refrigerantes, néctares e refrescos, apesar de possuírem alto teor de água, são ricos em açúcar ou adoçantes e aditivos. Por isso não são uma fonte adequada para hidratação.
De acordo com a nutricionista da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa, Cristina Klobukoski, a quantidade de água que precisa ser ingerida por dia é muito variável e depende de vários fatores, como a idade, o peso, a atividade física, bem como o clima e a temperatura do ambiente.
“Para alguns, a ingestão de dois litros por dia pode ser suficiente, outros precisarão de um litro e meio ou três litros. Uma forma de verificar se a ingestão hídrica está adequada é prestando atenção à coloração da urina, que deve estar sempre bem clarinha”. Por fim, os principais impactos das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.
Leia outras notícias no Portal RSN.