22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná Saúde

Sesa confirma mais três casos positivos de dengue em Guarapuava

No Paraná, houve confirmação de mais 8.299 casos positivos e 13 mortes pela doença. Laranjeiras do Sul segue com aumento de positivados

Dengue (Imagem: Reprodução/Freepik)

Sesa confirma mais três casos positivos de dengue em Guarapuava (Imagem: Reprodução/Freepik)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nessa terça (16) o boletim semanal da dengue no Paraná. Mais uma vez, os números trazem um alerta para o Estado. Em Guarapuava, houve confirmação de três novos casos, totalizando seis no município. Laranjeiras do Sul segue com crescimento no número de positivados.

Conforme a Sesa, em todo o Paraná, houve registro de 8.299 novos casos e 13 mortes pela doença na última semana. Dessa forma, ao todo, são 54.083 confirmações e 42 mortes em decorrência da dengue no Estado. Entre as mortes confirmadas nesta semana, a predominância é de mulheres idosas com comorbidades.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o Estado precisa “unir forças com a população para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti”. Isso é o que busca fazer a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, já que o município enfrenta uma onda de confirmações.

Nessa terça (16), a Prefeitura registrou 379 notificações e 147 confirmações. Enquanto os números crescem, a Administração tenta barrar a proliferação do mosquito transmissor por meio de mutirões de limpeza, principalmente na região do bairro Água Verde. Isso porque o local concentra mais de 70% do casos da doença.

Nos demais municípios da 5ª Regional de Saúde não ocorreram novas confirmações nesta semana. Por fim, o Período Epidemiológico, que iniciou em agosto de 2022, segue até julho de 2023.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.