22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná

Sesa intensifica ações de prevenção de ISTs no Carnaval

Previsão é distribuir mais de 1,5 milhão de preservativos e 270 mil testes rápidos e autotestes para diagnóstico das ISTs (HIV, Sífilis, Hepatite B e C)

Prevenção no Carnaval (Foto: Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) multiplicará ações para conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval. A previsão é a distribuição de mais de 1,5 milhão de preservativos e de 270 mil testes rápidos e autotestes para diagnóstico das ISTs (HIV, Sífilis, Hepatite B e C).

A campanha de Carnaval tem o objetivo de alcançar três eixos de abordagem: estrutural, comportamental e biomédica. No primeiro eixo, a campanha está direcionada a orientar e informar a população sobre o acesso gratuito e descentralizado ao diagnóstico e tratamento, bem como a informação referente ao HIV e ISTs.

No eixo comportamental, as ações estão destinadas a orientar e fortalecer a importância da adesão às medidas de autocuidado e prevenção ao HIV e ISTs. E, no eixo biomédico, a abordagem tem três grupos: ações dirigidas ao incentivo ao uso de preservativo, ao diagnóstico oportuno por testes rápidos e ao tratamento com antirretrovirais.

NOVOS CASOS EM 2025 DE HIV E AIDS NO PR

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em 2025 houve notificação de 2.236 novos casos de HIV e 819 casos de aids. “Neste período, intensificamos as ações e as orientações proporcionando um atendimento resolutivo e de qualidade em toda a rede pública estadual de saúde. Queremos que os paranaenses possam aproveitar esse feriado com muita alegria, diversão e principalmente segurança, evitando as ISTs”.

A busca pela melhora nesses indicadores é um desafio ao serviço público durante todo o ano. E especialmente durante o Carnaval. Por isso, o número desses insumos aumenta neste período. Somente em 2025, a Sesa distribuiu para todos os municípios paranaenses 254.500 preservativos internos. E ainda, 8.984.200 preservativos externos, 1.323.100 sachês de gel lubrificante, 3.336.839 testes rápidos e autotestes para diagnóstico das ISTs.

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas predominantemente pelo contato sexual com uma pessoa infectada. As mais conhecidas são: HIV, sífilis, gonorreia, clamídia, HPV e hepatites virais. Uma pessoa pode contrair mais do que uma IST ao mesmo tempo e mesmo curada. Exceto no caso do HIV que ainda não tem cura, e pode adquirir novamente se entrar em contato sem o uso de preservativos com uma pessoa infectada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.