22/08/2023



Paraná Saúde

Sesa prorroga campanha de vacinação nas escolas do Paraná

A imunização segue até o dia 31 de agosto. Os estudantes podem atualizar a carteirinha de acordo com as vacinas disponíveis em cada escola

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prorrogou a campanha de vacinação nas escolas do Paraná até o dia 31 de agosto. A ação, que integra também a Secretaria da Educação (Seed), tinha inicialmente previsto a aplicação das vacinas até esta sexta (16). No entanto, durante a ação, houve necessidade de ampliar a imunização. A aplicação dos imunizantes iniciou no dia 5 de agosto, com foco na vacina contra a Influenza.

Foram contempladas crianças, adolescentes e jovens das 3.276 instituições de ensino, incluindo creches e berçários, em todas as 399 cidades do estado. Um balanço parcial com os números de doses aplicadas deve ser divulgado pela Sesa nos próximos dias. Os alunos também podem atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, DTP e HPV. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

A vacinação começa com a autorização dos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo de consentimento. Antes de cada aplicação, as equipes de saúde verificam a carteirinha do estudante para decidir quais vacinas ele poderá receber. Atualmente, todas as instituições que participam da campanha oferecem integralmente o imunizante da Influenza. No entanto, a disponibilidade de outros imunizantes pode variar, dependendo da estratégia de distribuição adotada pelos municípios.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, César Neves, a ampliação da campanha busca fortalecer a conscientização sobre a importância da imunização e aumentar a cobertura vacinal no Paraná. Conforme o secretário de Educação, Roni Miranda, as doenças infecciosas podem prejudicar a saúde dos alunos e comprometer o aprendizado, pois estudantes doentes frequentemente faltam às aulas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo