22/08/2023



Cotidiano Paraná Saúde

Sesa suspende cirurgias eletivas no Paraná até o dia 15 de julho

Decisão se soma ao novo decreto do Governo do Paraná, que estende as medidas restritivas de combate à covid-19 até o dia 31 de julho

SESA

Decisão se soma ao novo decreto do Governo do Paraná, que estende as medidas restritivas de combate à covid-19 até o dia 31 de julho (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A resolução da Sesa nº 587/2021 assinada nessa quarta (30), suspende as cirurgias eletivas no Paraná até o dia 15 de julho. A medida vale para hospitais públicos e privados do Estado. Conforme o documento assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a resolução ajuda a controlar o uso de medicamentos do kit de intubação. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) continua alta.

De acordo com a Sesa, podem ocorrer procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia, além de exames de caráter de urgência, com a assinatura do médico. Ou a critério do profissional, quando considerados de urgência ou emergência. Da mesma forma, a resolução autoriza o atendimento ambulatorial ou de hospital-dia que não utilizem medicamentos de bloqueio anestésico endovenoso.

Conforme a Agência Estadual de notícias, a medida é necessária já que o Estado passa por um momento de utilização massiva de anestésicos e relaxantes musculares. Os dados de ocupação da rede exclusiva de atendimento covid-19 apontam índices de 94% em UTIs e 61% em enfermarias.

Nessa quarta (30), o Paraná tinha 1.881 pessoas internadas apenas na rede SUS. Por fim, a decisão se soma ao novo decreto do Governo do Estado, que estende as medidas restritivas de circulação e de atendimento em estabelecimentos comerciais até 31 de julho.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo