22/08/2023



Cotidiano

Sesc disponibiliza convites para Sonora Brasil

imagem-8292

Garapuava – O SESC está está disponibilizando os ingressos para o show dos músicos Salomão Habib e Fabricio Mattos (foto) às 20 horas de sábado, dia 5.
A entrada é franca, mas há a necessidade de retirar os convites.
Salomão Habib nasceu em Belém do Pará no ano de 1965 e dedica-se as pesquisas e concertos de violão desde 1984. Compositor, Intérprete, Professor, atua também como pesquisador e transcritor da música indígena para violão solo. Estudou com Henrique Pinto – SP, Léo Soares – RJ e Marcos Vinícius – MG, mas foi com Jesus Ortega na cidade de Havana, em Cuba, que o violonista aprofundou seus conhecimentos.
Possui 13 discos gravados, dos quais um deles foi produzido e gravado em Sttutgart – Alemanha, pelo Selo Buch Julius. È diretor da Orquestra de Violões do Pará, formado pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém e Professor Fundador do Curso de Habilitação em música da Universidade Estadual do Pará. Foi solista do conjunto de música folclórica do Japão, além de compor trilhas sonoras para filmes brasileiros tais como “Conspiração do Silêncio” e “Soldados da Borracha” e programa “Globo Repórter” da Rede Globo. Detentor de 9 prêmios de primeiro lugar em concursos de composição.
Realizou com sucesso de público e crítica, turnês em países como Bélgica, Itália, Colômbia, Venezuela, Cuba, Suíça, Paraguai, Portugal e principalmente Alemanha onde realizou até o momento 4 turnês pelas cidades de Eimbehck, Northeim, Sttutgart, Frankfurt, Berlim, Kassel, Colônia e Munique. Atualmente é pesquisador de música indígena e está compondo 12 RITUAIS SINFÔNICOS PARA ORQUESTRA DE VIOLÕES, projeto premiado com bolsa de criação artística pela FUNARTE – Fundação Nacional da Arte em 2009.
Fabrício Mattos é nascido em Curitiba e iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade, tendo aulas de teoria musical com seu pai. Aos oito, iniciou o estudo de seu primeiro instrumento, a flauta, e aos dez, violino. Aos quatorze anos, também através de seu pai, tomou o primeiro contato com o violão, e começou a fazer aulas regulares com o professor Dirceu Saggin, na Paidéia Escola de Música. Desde então esteve presente em diversos festivais de música, entre eles a Oficina de Música de Curitiba e o Festival de Música do Rio de Janeiro, e participou de aulas e masterclasses com professores como Victor Villadangos, Dolores Costoya, Hopkinson Smith, Oswaldo Colarusso, Krzysztopf Pelech, Fábio Zanon e Katona Twins.
Formou-se em 2006 no Bacharelado em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo aulas com o professor Luiz Cláudio Ferreira. Atua como concertista desde os 16 anos realizando recitais solo no Brasil e em países da Europa como Áustria, Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Bélgica e Polônia. Lançou em 2007 seu primeiro CD, “España”, com obras originais de compositores espanhóis do século XX, em uma turnê nacional com concertos em dez estados brasileiros.
Participou, juntamente com outros dez violonistas brasileiros, do projeto “Violão Brasileiro”, no qual gravou uma faixa de sua autoria, além de gravar um programa solo para a TV. Atuou também como produtor da série “Violão em Câmara” e como produtor artístico da série “Musica e Espiritualidade”, em Curitiba-PR, e, na área didática, ministrou aulas de violão clássico por cinco anos na Paidéia Escola de Música, e realizou masterclasses em diversos cidades do Brasil.
Participou do Prêmio Armando Prazeres para Jovens Solistas da Petrobrás (2003), no qual conquistou a primeira colocação. Foi premiado ainda em mais de dez concursos nacionais e internacionais de música, recebendo também prêmios como “Ivor Mairants Guitar Award” (Worshipful Company of Musicians, Londres), “Picker Trust Award” (Royal Academy of Music, Londres) e “Weshow Video Award”. Recentemente Fabricio foi o primeiro músico brasileiro a ser eleito finalista do prestigioso “Alexander Tansman Competition of Musical Personalities” em Lodz, na Polônia, onde se apresentou em um recital solo em novembro de 2008.
Atualmente realiza seus estudos de mestrado em performance musical pela Royal Academy of Music, em Londres, uma das melhores instituições de ensino da música no mundo, tendo desta recebido uma bolsa parcial em reconhecimento por seu alto desempenho artístico. Nesta instituição tem como orientadores os músicos Michael Lewin, Fabio Zanon, John Mills, Timothy Walker, John Williams e Julian Bream. Realiza um intenso trabalho de pesquisa instrumental no violão, apresentando-se constantemente tanto como solista quanto camerista, em diversas formações instrumentais, buscando sempre um diferencial interpretativo que preza pela personalidade e qualidade sonora e fraseológica.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo