22/08/2023
Geral Guarapuava

Sescap alerta para mudanças na declaração do Imposto de Renda

imagem-128410

Bárbara Franco 

Guarapuava – Contribuintes que forem declarar seu Imposto de Renda devem ficar atentos quanto as mudanças feitas pela Receita Federal para a realização da declaração. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta (23), a diretora regional de Guarapuava, Eva Schran, explicou quais as principais mudanças para este ano. O ajuste anual deve ser apresentado entre os dias 02 de março e 28 de abril. A recepção das declarações terá início às 8h do dia 02 de março e término às 23h59h59 do dia 28 de abril.

Segundo Eva, os dependentes, com 12 anos completos até 31 de dezembro 2016, deverão ter CPF para serem relacionados no Imposto de Renda. Quem tiver bens e direitos no exterior, deverá entregar a Declaração de Capital Brasileiro no Exterior 2017 (CBE ) – ano base 2016 -, cujo prazo se finda em 5 de abril. Caso tenha participado do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária – no ano passado, deverá apresentar à Confirp as declarações de imposto de renda retificadas (2016 – ano base 2015).

A diretora falou também sobre as mudanças operacionais como: atualização automática do programa, entrega sem necessidade de instalação do Receitanet, recuperação de nomes, rendimentos isentos e não tributáveis.

Nesta quinta feira (23), a Receita Federal liberou para download também o segundo programa: Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2017 (DIRPF 2017). No dia 20 de janeiro, a Receita Federal já havia liberado para download os programas relativos ao carnê leão e a ganho de capital.

A Receita Federal espera arrecadar até o dia 28 de abril, 28.300.000 declarações. Confira aqui mais informações sobre o IR.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.