22/08/2023



Geral

Sete áreas da Agrária são certificadas na ISO 9001

imagem-83317

Da Redação, com assessoria 

Mais sete áreas da Agrária foram certificadas na ISO 9001: a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) e os quatro departamentos que compõem a Gerência Agrícola. Com isso, sobe para 15 o número de certificações conquistadas pela Cooperativa em 2014. 

As últimas auditorias deram continuidade ao processo de certificação de todas as áreas de prestação de serviços internos da Agrária, ação que compõe a política de gestão integrada da Cooperativa. A ISO 9001, uma norma internacional, atua para melhorar o atendimento a clientes por meio da padronização dos processos desempenhados internamente. 

Tanto a FAPA quanto a Gerência Agrícola foram auditadas durante esta semana, sendo recomendadas para certificação. Já a Fundação Cultural e o Colégio Imperatriz passaram pelo processo em novembro, mas iniciaram os procedimentos para atendimento dos requisitos da norma em fevereiro. 

A gerente sociocultural da Agrária, Viviane Schüssler, explica que as duas instituições, assim como os demais departamentos da Agrária, já tinham um sistema de gestão da qualidade implantado, no qual se inserem o acompanhamento de indicadores, metas e padronização de procedimentos. "Por isso, foram necessários apenas pequenos ajustes para adequarmos nossas atividades aos critérios exigidos pela norma", ressaltou. 

Estabelecendo padrões, a implantação da ISO 9001 auxilia na compreensão dos processos e aprimora a avaliação do desempenho. "A definição clara e estratégica dos processos de atendimento ao cliente permitiram uma intervenção extremamente relevante no que se refere aos desafios da esfera pedagógica", observou o diretor do Colégio Imperatriz, Luciano Egewarth. 

"Uma vez que o principal processo da escola seja o de fomentar e de proporcionar à comunidade serviços na área de educação básica e profissional, evidenciou-se a necessidade de recolocação deste processo como central, como pilar do nosso trabalho", acrescentou. 

A Fundação Semmelweis, assim como a Fundação Cultural e o Colégio Imperatriz, também faz parte da Gerência Sociocultural, e passará pelo processo de certificação na norma ISO 9001 em 2015. 

Certificações em 2014 
Em 2014, a Agrária conquistou nada menos do que três certificações diferentes, em um total de 15 áreas. Além das últimas sete, foram certificadas a Agrária Nutrição Animal (na ISO 22.000), a Agrária Farinhas (na FSSC 22.000) e os seis departamentos da Gerência Administrativa e Financeira (na ISO 9001).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo