Sete estudantes do Colégio SESI de Guarapuava irão representar o município em um torneio mundial de robótica, na fase da regional Sul do País, que acontece nesta sexta (29) e sábado (30), em Curitiba. Nesta quarta (27) os alunos Tulio Hecavei, Brendha Garstka, Daniele Delgado, Thomas Nichay Ferreira, Bruno Kartoski Ortiz, Alex Ricardo Peterlini Jr, Thiago Sak e o professor Pablo Auda estão finalizando o projeto que irá concorrer no torneio.
De acordo com o professor Pablo, o torneio mundial teve como temática em 2013 projetos que evitem ou amenizem desastres naturais. “A fonte dos alunos foi o Corpo de Bombeiros, que sinalizou o grande problema de enchentes em Guarapuava. Com os dados dos bombeiros, o grupo fez todo o levantamento e mapeou os pontos críticos que frequentemente sofrem alagamentos. Com essa estatística, eles partiram para o projeto prático”.
O PROJETO
O trabalho dos alunos do Sesi consiste em um sistema de alerta de enchentes. Instalado no leito dos rios, nas proximidades dos pontos que sofrem alagamentos, o sinalizador vai emitindo informações sobre o volume de água no rio. Ao chegar em um nível crítico, alertando para a enchente, um sinal sonoro é emitido aos bombeiros ou defesa civil, que podem evacuar as áreas de risco.
Além disso, os alunos estão coletando assinaturas para uma emenda a uma Lei Municipal que proíbe a construção de casas nas proximidades dos rios que apresentam pontos de alagamento. Após concluída a coleta de assinaturas, a proposta de emenda será encaminhada aos vereadores guarapuavanos.
TORNEIO
A fase regional do torneio mundial de robótica acontece no Sesi em Curitiba. Trinta escolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participam desta etapa. Dez trabalhos serão selecionados para a fase nacional, que acontece em Brasília, em 2014.