Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado na terça feira (10), as atividades do ‘Setembro Amarelo’ serão intensificadas nesta semana para a comunidade. E principalmente, para os profissionais da saúde, em Guarapuava.
“Todas as ações são articuladas pelo Comitê de Saúde Mental, que está atento a demanda. Queremos pensar também na saúde dos profissionais, para que cuidem de si e possam identificar melhor os sinais de alerta. Só assim contribuiremos para a prevenção do ato”, destacou a coordenadora do Departamento de Atenção a Saúde Especializada, Cláudia Cunico Locatelli.
Nesta segunda (9), a comunidade poderá participar de uma roda de conversa, às 14h, no salão da igreja Sant’Ana. Haverá atividade do grupo Falar é a melhor solução, com os alunos da disciplina de Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica, orientados por professoras do Departamento de Enfermagem, da Unicentro. A equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro também estará envolvida.
DIA D
Já na terça (10), o Dia D terá programação especial, a partir da 13h30, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real. Os profissionais de saúde participarão da palestra motivacional da educadora e psicóloga, Ana Bela dos Santos.
O tema será ‘Entre o Chorar e o sorrir: aprender a viver’. Além disso, o coordenador do programa voluntário GSV (Guarapuava Salvando Vidas), Arthur Mondin, falará sobre as ações da plataforma on-line. Haverá ainda a apresentação teatral “Era uma vez…”, com a Felchak Produções.
Na quinta (12), a mesma programação do Dia D será ofertada aos servidores entre 8h30 e 10h, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real. Entretanto, além dos profissionais da área de saúde, participam da programação o Núcleo Regional de Educação. Ainda estão incluídos servidores das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para as Mulheres.
Leia outras notícias no Portal RSN.