A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a permanência do acionamento da bandeira verde para setembro. Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo no País.
Dessa forma, a bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. No Paraná, a redução na conta de luz vale para todas as classes consumidoras da Copel, de forma linear. Outras companhias que atuam no Estado também reduziram o valor da cobrança final.
Em setembro, a diminuição foi de 13,4%, em média, e se deu em função da redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a tarifa de energia. Assim, o imposto diminuiu de 29% para 18%, a partir de determinação do Governo do Estado no fim de junho.
A redução chegou a impactar alguns dias do consumo de junho, mas passou a ser integral somente no consumo de julho, que é faturado em agosto. Por conta disso, os consumidores estão notando a diminuição do valor de fato em agosto e setembro. É possível visualizar a mudança nos campos “Valor ICMS” e “Aliq. ICMS” da fatura, seja digital ou física.
Leia outras notícias no Portal RSN.