22/08/2023
Saúde

Setor de Epidemiologia investiga infecções em alunos do Visconde

O Setor de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava investiga o caso de oito alunos do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava que apresentaram atestados médicos com suspeita de caxumba. Segundo o médico Fernando Pedrotti os estudantes tiveram uma parotidite (infecção nas glândulas produtoras de saliva) que pode ser causada por vários tipos de vírus, inclusive o da caxumba. “Ainda não foi confirmado se os alunos estão mesmo com caxumba. Mas estamos investigando o vírus que causou essa parotidite”, disse o médico.

Apesar de não saber qual o vírus causador da infecção, Pedrotti alerta que os cuidados tomados para a prevenção dessas doenças devem sempre ser os mesmos. “Não faz diferença qual seja o vírus, devemos sempre manter o ambiente bem ventilado, lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar tocar os olhos, nariz e boca para evitar as doenças virais de transmição via aérea”, explica.

Todas as orientações de cuidados básicos para prevenir um surto no Colégio foram repassadas aos alunos. Agora o diretor, Carlos Augusto Silva Ribeiro, espera o resultado dos exames para tomar outras providências. “Todos os alunos com suspeita de caxumba estão em repouso em suas casas. Caso a doença seja confirmada vamos pedir que a Vigilância Epidemiológica forneça a vacina para os alunos que ainda não foram imunizados”, fala o diretor.

Caxumba

A caxumba, ou parótide infecciosa, é causada por um vírus chamado Paramyxovirus, transmitido por gotículas de saliva ou perdigotos. Após uma incubação que dura entre duas e três semanas, seus sintomas aparecem sob a forma de febre e aumento de uma ou mais glândulas salivares (o que confere a forma característica da doença: o rosto inchado).

Apesar de rara em pacientes após a puberdade, nos homens, a caxumba pode causar inflamação dos testículos (orquite) e entre as mulheres, do ovário (ooforite), sendo assim necessária atenção redobrada.

A caxumba muito raramente é letal e seu tratamento se dá de maneira simples por meio de repouso, porém é sempre necessária a orientação de um médico antes do uso de qualquer medicamento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.