22/08/2023



Economia

Setor industrial começa ano com pessimismo no Paraná

O industrial paranaense começou este ano de 2014 mais pessimista que o ano passado. O Índice de Confiança do Empresário da Indústria de Transformação do Paraná (Icet-PR) de janeiro chegou aos 49,6%, o que revela a baixa expectativa do setor em relação ao período. No ano passado, o Índice registrado no primeiro mês do ano foi de 54,8 pontos percentuais. O indicador – desenvolvido pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) – é composto pelo Índice de Condições Atuais e pelo Índice de Expectativas e pode variar de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, melhores condições ou expectativas positivas.

Na comparação com dezembro, o Icet-PR caiu -1,6 pontos, seguindo a tendência de queda iniciada em 2013. O Índice de Condições teve queda de -3,4%, chegando aos 43 pontos percentuais – décima terceira vez consecutiva de pessimismo neste indicador.

O Índice de Expectativas de janeiro (53,3%) teve discreta alta de 0,1% em comparação a dezembro de 2013. Comparado a janeiro de 2013, este indicador teve queda de – 4,8%.

Após a estabilidade registrada ao longo de 2012, o Icet-PR apresentou tendência de queda em 2013, com seu ponto mais baixo em julho (46,9%), período de protestos e manifestações pelas ruas do Brasil.

Icec-PR

O Índice de Confiança do Empresário da Construção – PR subiu 2,6 pontos percentuais em janeiro, em relação a dezembro, atingindo os 57,2%. Para a indústria da construção, 2013 caracterizou-se pelo declínio do otimismo no primeiro semestre, atingindo o pior nível de confiança em julho (46,5%), mas com recuperação no segundo semestre.

Em comparação a janeiro de 2013, os empresários do setor estão 0,7% mais otimistas neste começo de ano.

Em comparação a dezembro, o Índice de Condições teve aumento de 9 pontos percentuais. Por outro lado, o Índice de Expectativas caiu -0,6%, atingindo os 59,5% em janeiro. No comparativo com janeiro de 2013, o índice teve aumento de 3,3%.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo