Uma eventual vinda do ex-presidente Lula a Guarapuava está mobilizando entidades representativas de produtores e agropecuaristas do município, entre elas, o Sindicato Rural. A diretoria da organização está encabeçando um movimento para uma possível manifestação contra a presença de Lula no município. A informação de que o político poderia estar na cidade, a princípio no próximo dia 28, surgiu através de um evento no Facebook, criado pela liderança do PT em Guarapuava, que convida a população para um ato pró-Lula na Praça Cleve. O político estará visitando cidades do Paraná como parte da programação da caravana “Lula Pelo Brasil”.
De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato Rural, a diretoria da entidade está contatando outras organizações para realização de um encontro que debaterá a possível manifestação. A reunião de alinhamento deve acontecer nesta sexta (23).
Desde que as primeiras informações sobre uma possível vinda de Lula a Guarapuava começaram a correr, muitos integrantes do movimento agropecuário da cidade se manifestaram contrários a presença do ex-presidente no município. Há poucos dias, em Bagé, no Rio Grande do Sul, um movimento também ruralista se manifestou contra Lula e sua caravana, obrigando a organização do ato a mudar sua rota e diminuir o tempo de presença do político no município.
Além do Sindicato, outros grupos contrários ao político começaram a organizar manifestações pedindo para que a caravana opte por não incluir Guarapuava na rota de visitas. No Facebook, um eventro contra a presença de Lula no município já reúne mais de 1000 pessoas confirmadas.
PARANÁ
Lula desembarca com sua caravana no Paraná no próximo dia 26. Na programação oficial de visitas, cinco cidades constam na lista: Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Curitiba. Guarapuava seria um possível local de visita, segundo o diretório do PT municipal, quando a caravana passar pela BR 277, indo de Laranjeiras do Sul em direção a Curitiba.
De acordo com Neuza S. da Silva, vice-presidente do PT em Guarapuava, o partido está organizando um ato pró-Lula na esperança que o ex-presidente se sensibilize e opte por entrar na cidade de última hora. Este ato acontecerá mesmo que o ex-presidente não entre no município.
“Nós sabemos que, caso a gente tenha muita gente no ato, isso pode chamar a atenção dele, o que pode fazer que a caravana dê uma passada rápida pela cidade”.