As filas de pessoas em frente a agências bancárias têm preocupado a Secretaria Municipal de Saúde em Guarapuava. Em busca do pagamento do auxílio emergencial do governo federal, beneficiários se aglomeram sem respeitar o distanciamento social.
Assim, a Secretaria de Trânsito e Transportes está na organização e fiscalização de filas em estabelecimentos comerciais e bancários. De acordo com o novo secretário da pasta, Adalberto Campos, equipes da Setran e do EstaR, organizam as filas em agências bancárias e lotéricas no Centro da cidade.
“Nosso trabalho atua na manutenção do cumprimento das medidas de distanciamento social e para evitar aglomerações”.
FILAS NA CAIXA
Conforme Adalberto, o trabalho mais intenso é na agência da Caixa Econômica Federal do Centro. “Para garantir a segurança dessas pessoas, organizamos a fila em formato caracol, com sinalização no chão e marcação de espaço entre o público que aguardava na fila, garantindo a distância recomendada”.
Assim, outra medida adotada pela equipe foi o fechamento temporário das ruas Visconde de Guarapuava com a XV de Novembro e Marechal Floriano Peixoto com a Pinheiro Machado. De acordo com o secretário foi para que as pessoas pudessem circular nesses trechos, entre as ruas e a praça, com mais espaço e proteção.
RECOMENDAÇÃO
A administração municipal segue recomendando o distanciamento social como principal medida para minimizar a velocidade de propagação do novo coronavírus. Conforme a orientação, as pessoas que precisam sair de casa devem obedecer as normativas de segurança como uso obrigatório de máscaras e evitar aglomerações.
Outra medida importante é para que apenas uma pessoa da família saia de casa. “Se apenas a pessoa que realmente necessita do serviço bancário, nas lotéricas, mercados ou farmácias sair de casa, já teremos um redução significativa nas filas dos estabelecimentos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.