22/08/2023
Geral

Seu pet está para baixo? Entenda o que pode estar acontecendo

imagem-82954

Da redação

Seu cão/gato anda triste, muito quieto, sem apetite, não quer mais brincar e você não sabe o que pode estar se passando com ele? Calma, esses são indícios para percebermos que algo de errado está acontecendo e ficarmos alertas. Como são vários os fatores que podem desencadear essa tristeza repentina, separamos abaixo alguns sinais comuns para você entender o que pode estar havendo com seu pet. Confira!

Depressão canina

 

Mais comum em cães do que realmente imaginamos, a depressão canina é parecida com a dos seres humanos e nem sempre tem um motivo exato. Ela pode estar relacionada a uma mudança de rotina ou de local, à morte de pessoas queridas para ele, à perda de liberdade ou a uma doença recente que gerou um período de estresse.

Dificuldade em defecar ou diarreia

Quando as fezes estiverem duras e secas e o pet fizer muito esforço para defecar, é um sinal de que ele não está bebendo a quantidade de água adequada, não está saudável ou está com algum tipo de problema alimentar. Já quando as fezes estiverem moles, líquidas ou até com muco e manchas de sangue, ele pode estar com diarreia, um problema que, se não tratado, pode gerar algo mais grave. A visita ao veterinário é imprescindível em ambos os casos.

Pelagem opaca

Se algumas partes do corpo do pet estão sem pelo ou com a pelagem bastante opaca, algo não está bem. Pode ser a ração que ele come, uma alergia a pulgas ou outro transtorno de pele. Neste caso, o veterinário é quem dirá se a ração deve ser trocada ou se será preciso que o seu companheiro tome um medicamento. Existem várias opções de ração e certamente uma vai agradar seu cão e ainda ajudá-lo para melhorar de diferentes problemas.

Pet desnutrido e abaixo do peso

Se o seu cão não quer comer por mais de dois dias ou está ficando anêmico e abaixo do peso, pode ser que ele esteja com falta de aminoácidos e vitaminas do complexo B, importantes para regular o estado nutricional. É importantíssimo consultar um veterinário nesse caso para entender ao certo o que o pet tem. Assim, ele pode recomendar um suplemento para estimular a energia e o apetite.

Outros diversos motivos podem estar deixando o seu pet para baixo. Para entender melhor o que está acontecendo e tomar as devidas providências, o melhor é sempre consultar um veterinário com experiência no assunto.

 

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.