O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino José Cavalcanti Ferreira, morreu nesta manhã (15), aos 89 anos, em Recife. O falecimento ocorreu durante a madrugada e ele estava no próprio apartamento, na Zona Sul da cidade, no bairro Boa Viagem.
No entanto, ainda não há informações sobre a causa da morte. O enterro será na cidade de João Alfredo, também em Pernambuco, mas no agreste, onde Severino nasceu.
SEVERINO CAVALCANTI
Ele foi segundo vice-presidente e primeiro-secretário da Câmara dos Deputados e ocupou a corregedoria da Câmara por duas vezes. De acordo com o Portal G1, em 2005, renunciou ao último mandato, em 21 de setembro, quando recebeu a denúncia de que cobrava propina de R$ 10 mil por mês do dono de um dos restaurantes da Câmara. O caso ficou conhecido como “mensalinho” e veio à público no mesmo ano em que Severino foi presidente da Câmara.
LUTO
O atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, emitiu uma nota afirmando que esta é uma perda que deixa lacuna na política do Estado. “Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho. Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com a esposa, dona Amélia, os filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos”.
Também por nota, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, lamentou a morte do ex-parlamentar. “A partida do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, deixa uma lacuna, principalmente para nós que fazemos o Progressistas e temos a trajetória como referência. Vai deixar saudades naqueles que o conheciam de perto. Que Deus conforte os familiares e amigos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.