22/08/2023
Economia

Shopping vai gerar 5 mil empregos entre diretos e indiretos em Guarapuava

imagem-59398

Três mil empregos diretos, dois mil empregos indiretos, investimento que entre montagem de lojas e construção do prédio somam mais de R$ 2 milhões e uma geração de tributos de R$ 50 milhões ao ano nas três esferas de governo. Este é o impacto econômico inicial que será gerado pelo Guarapuava Garden Shopping, cujo projeto foi lançado oficialmente nesta quarta feira (18), em Guarapuava. O presidente do grupo Tenco, Eduardo Gribel,  o sócio do empreendimento Jorge Curi (Grupo Catuaí) e o prefeito Cesar Silvestri Filho participaram do evento.

De acordo com Gribel, O Grupo costuma destinar mais de dois de anos de pesquisa de  mercado para decidir  um investimento. Leva-se em consideração a localização geográfica, a renda per capita, o perfil dos municípios no entorno. Guarapuava está localizada no corredor do Mercosul, possui 175 mil habitantes, é polo regional num universo consumidor de 500 mil pessoas. O potencial turístico do município consolidada como cidade de clima frio com a nevasca que caiu neste inverno; maior produtor brasileiro de cevada, entre outras potencialidades também, pesaram na escolha dos investidores.

“Em Guarapuava esse processo foi mais ágil porque o nosso sócio já tinha esse levantamento. Adquirimos a área e executamos todos os projetos para então fazer o anúncio oficial”, disse Gribel. “Há muitos anos vínhamos prospectando um shopping para Guarapuava. A cidade está atrasada nesse setor”, observa Julio Curi.

Localizado no Bairro Morro Alto, nas proximidades do Residencial 2000, a obra deverá ser iniciada no primeiro semestre de 2014 com conclusão prevista para 2015. A estrutura terá  23 mil metros quadrados de área, sete mega lojas; quatro âncoras sendo as Lojas Americanas, Riachuelo, Mariza e possivelmente, as Lojas Renner;  uma área de lazer; 129 satélites; seis salas de cinema; 170 espaços comerciais; 15 lojas de alimentação e 1.180 vagas para estacionamento. “É um local de fácil acesso e uma região que possui um vetor de crescimento”.

De acordo com Gribel, o Grupo trabalha com grandes franquias. “Temos mais de 400 interessadas em investir no interior brasileiro)”. Pela experiência de mercado, segundo Gribel, entre 10% e 15% de empreendedores do município se tornam franqueados e mais de 60% das lojas são operadas por pessoas da cidade.

Para a contratação da mão de obra para suprir a demanda nas várias fases do shopping haverá uma parceria entre os investidores, o Sebrae e o município visando, principalmente, a qualificação profissional. “Nós entramos com as vagas, o Sebrae com os professores e o município fará a seleção”, disse Gribel. Também haverá um escritório central junto a obra para informações sobre os espaços disponibilizados, entre outros detalhes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo