Quem entrar num dos gabinetes da Câmara Municipal de Vereadores em Guarapuava vai se surpreender. As paredes ganharam um colorido especial a partir da arte do grafite feitas pelo artista Oliver. Assim, uma imagem de Jesus Cristo, contrasta com a ‘Mulher Maravilha’ e com o Robin.
Entretanto, a arte que toma conta das paredes retrata o perfil do vereador Alessandro Jorge Oreiko, o Sidão. Conhecido pelo trabalho social que desenvolve, em especial, no Dia das Crianças, o morador do Residencial 2000 sempre chamou a atenção. Ele se veste de super-herói e anda de bicicleta.
E foi assim que ele fez a campanha política. De acordo com um assessor, ainda na campanha, uma caixa de som amarrada na ‘bike’ compunha o ‘kit’ de propaganda eleitoral. Com 932 votos ele conseguiu uma das 21 cadeiras pelo DEM.
Conforme informações de outros vereadores, no dia da posse, 1° de janeiro, Sidão chegou à Câmara como sempre andou nos últimos anos. Vestido de super herói e de bicicleta. “Ele entrou e trocou de roupa na gabinete. Pôs o terno”.
OLHAR SOBRE A PERIFERIA
E é assim, gente humilde que promete olhar pela periferia da cidade, que o ex-operário deve conduzir o mandato. Afinal, até poucos dias após a eleição, ele trabalhava numa empresa de compensados.
Portanto, quem conhece um pouco do ativismo social do Sidão não se surpreende que ele tenha customizado o gabinete. Ele levou para dentro da Câmara, um pouco da arte que surgiu como forma de crítica social. E muito mais do que isso. Trata-se de uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, um dos principais espaços públicos da cidade.
O Portal RSN tentou contato com o Sidão. Entretanto, segundo o assessor, o rapper Tizil, ele “está na correria”, por ora, não sendo possível a entrevista.
GABINETE CAMUFLADO
A iniciativa de Sidão repete o que já tinha feito o ex-deputado Mario Sergio ‘Bradok’ Zachesk. O delegado, que atuou em Laranjeiras do Sul em 2010, quando elegeu-se deputado estadual também imprimiu a marca que o deixou conhecido. Ele ‘camuflou’ as paredes do gabinete o que contribuiu para que se tornasse uma figura folclórica na Assembleia. Ele também adotou o usual uniforme do Exército de estampas camufladas como figurino do dia-a-dia, inclusive nas sessões legislativas.
Leia outras notícias no Portal RSN.