Da redação – O deputado federal Cezar Silvestri (PPS-foto) é autor de mais um passoo importante para a implantação do campus da Universidade Tecnológica Federal em Guarapuava.
O deputado chamou uma reunião hoje, sexta-feira, às 10 horas, com diretores da instituição, empresários e líderes comunitários na sede da Associação Comercial e Industrial (ACIG).
De maneira surpreendente, o encontro foi transferido para a Prefeitura Municipal.
A convite do parlamentar, participam o vice-reitor da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa; o assessor de Desenvolvimento Acadêmico, Cion Cassiano Basso, e o assessor de Desenvolvimento Institucional Vilson Ongaratto.
O encontro será mais uma etapa do trabalho que começou já que no final do ano passado quando o deputado conseguiu suspender uma sessão da Câmara Municipal e foi junto com os vereadores até uma reunião com o prefeito Fernando Ribas Carli reivindicar parceria da Prefeitura na construção do campus.A ideia proposta pelo deputado era a área que hoje pertence ao Exército Brasileiro, na Vila Santana.
O prefeito Fernando Ribas Carli adiantou que o município não possui dinheiro para desapropriar uma área para a implantação do campus, e sugeriu um encontro com o ex-governador Roberto Requião para solicitar o terreno. Requião deixou o Governo e a reunião até hoje não foi agendada. Mesmo assim, Carli garantiu que Guarapava não perderá o campus.
E é com essa certeza que a reunião de logo mais vai discutir quais cursos poderão ser ofertados. Essa decisão dá início ao processo dentro do Ministério da Educação (MEC). e na escolha de um terreno apropriado às necessidades da Universidade Tecnológica – um compromisso que foi assumido publicamente pelo prefeito Carli no encontro com Silvestri e os vereadores. “Nosso movimento é em nome de Guarapuava e deve envolver o maior número possível de pessoas que sabem da importância e dos benefícios desta grande obra”, esclareceu Cezar Silvestri.