Brasília – As Comissões de Defesa do Consumidor e de Agricultura aprovaram hoje,quarta-feira, requerimento do deputado Federal Cezar Silvestri (PPS-PR) pedindo que sejam convidados os ministros da Saúde e da Agricultura, José Gomes Temporão e Reinhold Stephanes; um representante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitáira) e um representante do SIF (Serviço de Inspeção Federal), para discutir meios de evitar a entrada do vírus da gripe suína no Brasil e ações de controle e tratamento para eventuais contaminações. A audiência pública deverá acontecer na próxima quinta-feira, dia 07.
Na opinião de Silvestri, é importante que medidas preventivas sejam discutidas antes que algum caso venha a ser registrado. O congresso não pode ficar omisso nessa questão. Nós não queremos cobrar nem culpar ninguém pela doença ter se alastrado, queremos que medidas sejam tomadas de forma rápida e eficiente. O Brasil tem que agir preventivamente, não esperar a gripe chegar. Temos que discutir de que forma o congresso pode colaborar, destacou.
Além da realização da audiência, o deputado solicitou as duas comissões que informe as entidades e lideranças envolvidas sobre a preocupação do congresso a respeito da doença. É preciso que todos saibam que essa preocupação existe e que o parlamento está disposto a discutir e auxiliar no trabalho de prevenção, acrescentou frisando que o assunto deve ser tratado de forma urgente. Já foram registradas muitas mortes no México e, a cada dia, a doença avança em países diferentes, por isso temos que ser rápidos em trabalhar de forma preventiva para evitar que a doença chegue ao país, argumentou.
Além das duas comissões, a Comissão de Seguridade Social e Família marcou o debate para a próxima quarta-feira. Serão convidados o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Pena, e o diretor de Portos e Aeroportos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agenor Alvares. O encontro foi proposto pelos deputados Fernando Coruja (PPS-SC) e Elcione Barbalho (PMDB-PA).
GRIPE SUÍNA
A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por uma mutação do vírus H1N1. A doença provoca uma inflamação severa dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória. A gripe suína também pode provocar lesões nos músculos, prejudicando o funcionamento dos rins e do coração. Em todos esses casos, a doença pode provocar a morte.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) convocou uma reunião de emergência com especialistas para discutir a situação e avaliar a natureza exata do foco de gripe. Na última segunda-feira, a OMS havia advertido de que o vírus não pode mais ser contido e que os governos devem agora se focar em medidas para amenizar seus efeitos.