22/08/2023
Política

Silvestri sugere que Brasil financie países importadores

imagem-4115

Guarapuava – O deputado Federal Cezar Silvestri (PPS), membro titular da Comissão Especial de monitoramento da crise econômica na área de agricultura, defende a utilização das reservas brasileiras para financiar países importadores de produtos brasileiros. Segundo ele, a medida poderia solucionar a falta de crédito que muitos países enfrentam. “Todos temos ouvido que o maior problema da crise é a falta de crédito, principalmente internacional, por isso defendo a idéia de utilizar as reservas que o Brasil possui para financiar os países que importam nossos produtos”, destacou.
De acordo com Silvestri, o financiamento, desde que bem feito e com as devidas garantias, é uma forma rápida de combater os efeitos da crise e impulsionar a venda de produtos brasileiros. “Isso faria a economia girar”, afirmou.
Em outras palavras, a proposta de Silvestri nada mais é que o governo financie outros países para que possam comprar do Brasil. “Pode ser feito um financiamento direcionado, especifico para compras de determinados segmentos. “É essa a proposta que levarei à comissão para que seja analisada com os outros deputados e autoridades do setor financeiro e produtivo” informou.
Na opinião de Silvestri os trabalhos devem ser ágeis para que seja possível encontrar respostas e ações em um curto espaço de tempo. “Não podemos esperar e pensar em ações em médio prazo, as soluções tem que sair logo por que a crise esta ai e temos que enfrentá-la”, afirmou.

Audiências
A comissão irá convidar o ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão no governo FHC, Guilherme Dias, para audiência pública que acontece na próxima terça-feira, 31. Em seguida será a vez do economista Eduardo Giannetti da Fonseca.
Conforme detalhou Silvestri a intenção dos 20 membros da comissão é que sejam ouvidas autoridades do setor financeiro, econômico e produtivo antes de convidar o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes. “Queremos levantar dos setores quais são os problemas, o que já foi superado e o que pode ser feito, para depois, quando formos conversar com o ministro, ter informações em mãos e também podermos apontar soluções”, concluiu.

Cezar Silvestri: queremos levantar dos setores quais são os problemas, o que já foi superado e o que pode ser feito (Ricardo Tesseroli)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.