22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Paraná Previsão do tempo

Simepar aponta que Agosto terá pouca chuva no PR

Mas em Guarapuava chove mais e são esperados 125 milímetros. As temperaturas ficam dentro da média, com noites e madrugadas geladas, e tardes agradáveis

Em Guarapuava tem mais previsão de chuva (Foto: Gilson Boschiero/Portal RSN)

O mês de agosto começa nesta sexta (1º). E a previsão é de chuvas abaixo da média histórica para o Paraná. Já as temperaturas devem ficar dentro da média, com noites e madrugadas geladas, e tardes com temperatura agradável. Agosto inicia com a passagem de uma frente fria, que deve trazer chuva fraca ao Paraná.

Entretanto, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), serão poucos os eventos de precipitação no resto do mês. Para Guarapuava a estimativa é de mais chuva que média para esta época, com 125 milímetros.

As cidades na divisa com São Paulo historicamente são as mais secas: lá as médias de chuva são abaixo de 50 milímetros. Na faixa que vai do Noroeste, passando por Maringá e descendo até Telêmaco Borba, Cândido de Abreu e Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a região de Guaraqueçaba, no Litoral, o volume de chuva em todo o mês historicamente fica entre 50 e 75 milímetros.

No resto do Litoral paranaense e em uma faixa que passa pela Região Sul, Ponta Grossa, e termina no Oeste, o volume acumulado de chuva em agosto historicamente fica entre 75 e 100 milímetros. Em Foz do Iguaçu e Cascavel, o volume deve ficar como em Guarapuava.

TEMPERATURAS

Historicamente, com relação às temperaturas médias, em agosto as cidades mais frias ficam no Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, onde os termômetros marcam valores abaixo de 14°C.

Na faixa litorânea, próximo a Cândido de Abreu e na Região Oeste, as temperaturas variam de 16°C a 18°C. No Sudoeste e nas cidades ao redor de Umuarama, Maringá e Londrina, as temperaturas sobem um pouco mais: chegam a 20°C. A Região mais quente do Paraná em agosto é o Noroeste, que registra temperaturas médias entre 20°C e 22°C.

Conforme Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, em 2025 o inverno continuará tipicamente frio, com  temperaturas muito próximas à média. “É um mês que começa a ter oscilações maiores nas temperaturas. A previsão é de noites geladas e tardes aprazíveis, ou seja, maior amplitude térmica”.

Por fim, no Centro-Sul, Campos Gerais e na Região Leste permanece a condição para formação de nevoeiros entre o período noturno e a manhã ao longo do mês.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.