22/08/2023
Cotidiano Em Alta Região

Simepar confirma tornado em Santa Maria do Oeste

Simepar também aponta rajadas de ventos recordes e diz que Guarapuava teve a menor temperatura do Estado com 1,1°C na terça (23)

Santa Maria do Oeste (Foto: Simepar)

Uma poderosa frente fria varreu o Paraná entre domingo e segunda (21 e 22), trazendo uma combinação de ventos extremos, chuva intensa e um frio que surpreendeu. O ponto mais dramático dos eventos climáticos foi a passagem de um tornado de categoria F1 pela cidade de Santa Maria do Oeste, distante cerca de 97 Km de Guarapuava.

De acordo com o Simepar, após análise detalhada de imagens e dados, ficou confirmada a ocorrência do fenômeno. Conforme o meteorologista Leonardo Furlan, a confirmação só foi possível após a análise de imagens de radar e aéreas, que revelaram um padrão de ventos convergentes, típico de tornados. Na cidade, as rajadas chegaram a 120 km/h, dentro da escala de um F1, causando estragos consideráveis em uma trajetória descontínua.

O fenômeno em Santa Maria do Oeste, no entanto, não se trata de um caso isolado. Várias estações meteorológicas do Simepar registraram rajadas de vento que entraram para a história. Em Ubiratã, uma rajada de 121 km/h foi a mais forte desde 2017. Já em Altônia teve a rajada mais alta para o mês de setembro desde 2017, com 102,2 km/h. Santo Antônio da Platina também bateu recorde para o mês, com ventos de 105,8 km/h.

Além do vento, conforme o Simepar, a frente fria trouxe um volume de chuva que alagou diversas áreas. Guarapuava e Ouro Verde do Oeste registraram mais de 100 mm de chuva em 24 horas. O número de raios foi outro destaque: 28.524 raios caíram em solo paranaense no período, com a maior incidência em Guarapuava.

QUEDA DE TEMPERATURA E GEADA

Com a passagem da frente, a temperatura despencou. De acordo com o Simepar, na terça (23), o Paraná amanheceu com frio intenso e geada. Guarapuava registrou a menor temperatura do estado, com apenas 1,1°C.

Houve também registro de geada em cidades como Pitanga e até mesmo em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A previsão do Simepar é de que as temperaturas se elevem gradualmente ao longo da semana, marcando o fim de um dos eventos climáticos mais intensos do ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.