terça-feira, 15 de jul. de 2025
Cotidiano Em Alta Paraná

Simepar prevê que o inverno deste ano no PR deve ser mais frio que em 2024

A nova estação começou na noite desta sexta (20) e deve ter temperaturas especialmente baixas no mês de julho. Deve chover dentro da média

Simepar prevê que o inverno deste ano no PR deve ser mais frio que em 2024 (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

O inverno começou oficialmente às 23h42 dessa sexta (20). No Paraná, a estação deve ter menos chuvas, temperaturas mais baixas, geadas e a permanência dos nevoeiros, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O inverno de 2025 deve ter temperaturas mais baixas que o do ano anterior, conforme o Simepar. Entretanto, o meteorologista Reinaldo Kneib explica que este ano os termômetros devem marcar números acima da média histórica para a estação.

As temperaturas serão mais baixas do que no inverno de 2024, pois ano passado ocorreram bloqueios atmosféricos mais intensos, que mantiveram as temperaturas mais altas do que o padrão.

As temperaturas mais baixas estão previstas para o mês de julho, época em que há a entrada de massa polar na Região Sul do país. O frio mais intenso favorece a formação de geadas em boa parte do Estado, com menor possibilidade na Região Norte. As Regiões com maior chance de formação de geada são: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e o sul da Região Metropolitana de Curitiba.

Em relação à chuva, a expectativa é que a ocorrência fique dentro da média histórica da estação. Conforme o meteorologista Reinaldo Kneib, os meses de julho e agosto são mais secos no estado, com o aumento no volume de chuvas esperado para setembro.

A partir de setembro, principalmente a partir da segunda quinzena, as chuvas começam a aumentar, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento mais acentuado da atmosfera, entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.