O inverno começou oficialmente às 23h42 dessa sexta (20). No Paraná, a estação deve ter menos chuvas, temperaturas mais baixas, geadas e a permanência dos nevoeiros, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O inverno de 2025 deve ter temperaturas mais baixas que o do ano anterior, conforme o Simepar. Entretanto, o meteorologista Reinaldo Kneib explica que este ano os termômetros devem marcar números acima da média histórica para a estação.
As temperaturas serão mais baixas do que no inverno de 2024, pois ano passado ocorreram bloqueios atmosféricos mais intensos, que mantiveram as temperaturas mais altas do que o padrão.
As temperaturas mais baixas estão previstas para o mês de julho, época em que há a entrada de massa polar na Região Sul do país. O frio mais intenso favorece a formação de geadas em boa parte do Estado, com menor possibilidade na Região Norte. As Regiões com maior chance de formação de geada são: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e o sul da Região Metropolitana de Curitiba.
Em relação à chuva, a expectativa é que a ocorrência fique dentro da média histórica da estação. Conforme o meteorologista Reinaldo Kneib, os meses de julho e agosto são mais secos no estado, com o aumento no volume de chuvas esperado para setembro.
A partir de setembro, principalmente a partir da segunda quinzena, as chuvas começam a aumentar, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento mais acentuado da atmosfera, entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.