22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Simepar prevê ventos superiores a 70 km/h para Guarapuava

De acordo com a previsão o volume de chuva esperado é de 44 milímetros. A expectativa é de que comece chover já durante a madrugada

58aaf189-8b1d-4114-854d-b1be000db3f3

Chuva deve ter início durante a madrugada desta sexta (15) (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Alertas meteorológicos, de institutos estaduais e nacionais, apontam fortes chuvas e ventos intensos para a Região de Guarapuava nesta sexta (15). Assim, especialistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e o Instituto Tecnológico do Paraná (Inmet) esperam rajadas de vento superiores a 73 Km/h.

A instabilidade tem marcado os últimos dias. Um pouco de chuva, outro tanto de sol. Frio pela tarde, calor à noite e vice-versa. Estas condições se intensificam nas próximas horas e a chuva deve começar logo no início da madrugada. De acordo com o Simepar, o volume esperado para amanhã é de 44,4 milímetros. Os termômetros variam entre 18ºC e 20ºC.

Além disso, um alerta laranja, emitido pelo Inmet, inclui cidades da Região na previsão de tempestade. Assim, Prudentópolis, Pinhão, Pitanga e Irati também devem registrar volume expressivo de chuva. Durante a madrugada desta quinta (14), houve estragos em diversas Regiões do Estado em decorrência de rajadas de vento de 100 Km/h.

ESTRAGOS

Segundo o Simepar, em Palotina, no Oeste do Estado, houve o registro de ventos de 101 Km/h. Além disso, em Foz do Iguaçu teve temporal. Assim, oito famílias precisaram ser atendidas com lona na cidade por conta de estragos no telhado. A Defesa Civil também informou que mais de 30 árvores caíram por causa do vento, das quais 12 atingiram a rede elétrica.

E ainda, cerca de 60 mil unidades consumidoras ficaram sem luz em Foz do Iguaçu, enquanto em toda a Região Oeste do Paraná foram 157 mil unidades consumidoras afetadas, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Em Maringá, pelo menos sete árvores caíram no período, conforme balanço da Defesa Civil. Na cidade, os ventos chegaram a 74km/h. Por fim, houve queda de árvores em ruas e rodovias em Paranavaí, no Noroeste, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo