Cristina Esteche
O Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano) emitiu nota alertando a diretoria da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) sobre a possibilidade de greve, caso não haja o depósito da primeira parcela do 13o salário dos servidores. O prazo final é esta sexta feira (21). LEIA AQUI. Caso esse pagamento não seja realizado, os trabalhadores da Surg estarão reunidos em assembleia, às 8h00 de segunda-feira (24), para deliberar o início da paralisação.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano), o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria determina que a Surg deve antecipar 50% do décimo terceiro sendo que essa parcela deve ser paga até o dia 15 de agosto de cada ano. Porém, até esta quarta (19), o pagamento não foi realizado. Segundo o Sindicato, o atraso de quatro dias prejudica o trabalhador que contava com esse dinheiro para cumprir com seus compromissos.
A diretoria do Sindiurbano disse que já entrou em contato com a diretoria da empresa para reivindicar o pagamento. Entretanto, o diretor-presidente da Surg, Fernando Damiani, disse que o anúncio sobre a possibilidade de greve o surpreendeu já que em reunião entre representantes do Sindiurbano houve um acordo consensual de que o pagamento será realizado na sexta feira (21).