A Comissão que representa os professores públicos municipais já iniciou a leitura para a revisão do Plano de Cargosi de Carreiras do Magistério. Representantes da Prefeitura indicados pela Secretaria Municipal de Educação também participam. O primeiro encontro foi na segunda-feira (10).
"Fizemos a leitura da revisão incluindo artigos e alterações na legislação vigente", disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (Sisppmug), Clair Simões. De acordo com a líder sindical, agora a entidade aguarda o agendamento de nova data por parte da Prefeitura para dar continuidade ao processo.
Essa revisão é uma vitória conquistada pela mobilização dos professores municipais que promoveu greve parcial nas escolas, caminhadas, protestos, boicote ao desfile cívico de 7 de Setembro e aos Jogos Estudantis da Semana da Pátria.
Paralelamente, o Sindicato continua insistindo na reposição salarial para o quadro gerla do Município. "O prefeito (Fernando Ribas Carli) já disse que não vai conceder nenhuma reposição porque não tem dinheiro em caixa, mas não vamos desistir. Nos próximos dias a Câmara vai votar a Lei Orçamentária para 2011 e queremos ver se o prefeito lembrou de destinar recursos para a reposição ou se vai ser gasto em outras coisas", observa Cristtiane Wainer, do Sisppmug, fazendo referência ao recado mandado por Carli após o Dieese ter comprovado em estudo que a Prefeitura de Guarapuava possuía limite prudencial para repor as perdas salariais do funcionalismo municipal.
"Quando comprovamos que a Prefeitura tinha condições de conceder a reposição o prefeito mandou dizer que tinha gasto o dinheiro em outras coisas", relembra Cristtiane.