Da redação, com assessoria
Mais uma vez, o Sindicato Rural de Guarapuava apoiou e esteve presente a um dos maiores eventos da região, a Festa Nacional do Charque, que, neste ano, ocorreu entre o dia 27 e 31 de agosto, no Centro de Eventos Antônio Loures Alves.
Na festa, promovida pela prefeitura de Candói com diversos apoiadores, o sindicato se fez presente com um estande, no pavilhão de agricultura, onde recebeu a visita de associados e produtores rurais em geral.
A entidade também apoiou um dos principais pontos da programação: o Rodeio Crioulo, promovido pelo grupo Piquete Cacique Candói. Em diversas categorias, com a participação de crianças e de laçadores já experientes, a atração fez o público lotar a arquibancada da pista de laço.
Um dos membros do grupo, o produtor rural Gibran Thives Araújo, que participou da organização, destacou que, além de manter uma tradição, o rodeio também promove uma integração entre várias gerações. “É uma satisfação reviver um pouco da história e resgatar a tradição. O laço comprido serve para isso: para a gente trazer a família, o espírito campeiro”.
Na 34ª edição, tendo o apoio do Sindicato Rural pelo quinto ano, ainda de acordo com o membro do Piquete Cacique Candói, o rodeio, por sua organização, acaba atraindo um grande número de laçadores. “Estamos com mais de 500 participantes, entre todas as modalidades”, contou, mencionando a presença de entusiastas do laço vindos tanto do Paraná quanto de outros Estados, como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Animaram ainda a festa, ao lado da principal atração gastronômica, os pratos à base de charque, o rodeio country, a exposição e comercialização de máquinas agrícolas, parque de brinquedos para as crianças, além do pavilhão de indústria e comércio e praça de alimentação. Este ano, a Festa Nacional do Charque trouxe atrações artísticas de renome nacional como show do cantor Daniel, na abertura. No dia 28, ocorreu a final do festival Canta Candói. Na sexta, 29, o público pode ver o show de Mayck e Lyan e, em seguida, o baile com Os Serranos. No sábado, 30, foi a vez da dupla Hugo e Tiago e, na sequência, com o baile gaúcho de encerramento. A programação trouxe ainda o Encontro Municipal da Mulher Candoiana.