Guarapuava – O Sindicato Rural de Guarapuava, entidade que representa legalmente os produtores rurais, completou 42 anos no último domingo. Fundado no dia 18 de outubro de 1967, por um grupo de produtores liderado por Ruy Virmond Marques, o Sindicato Rural surgiu com o objetivo de defender os interesses dos produtores rurais, colaborando para aplicação de leis atinentes à vida rural. O Sindicato tem um poder de representatividade política de classe. Por isso, sua atuação vai muito além dos serviços prestados na sede e Extensões de Base Candói/Foz do Jordão e Cantagalo. Temos representantes em comissões de bovinocultura de corte e leite, suinocultura, ovinocaprinocultura, cereais, fibras e oleaginosas da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e em outras comissões do setor existentes no Brasil, observa o presidente Cláudio Marques de Azevedo.
Aos 42 anos, o Sindicato Rural comemora sua representatividade e respeito alcançado. Atualmente, o Sindicato é convocado para todas as discussões ligadas ao setor de agronegócios na região. Essa é uma grande conquista: somos, comprovadamente, uma entidade representativa da classe produtora, comenta o presidente.
A atual diretoria, com visão moderna e empreendedora, desenvolve projetos visando o desenvolvimento do setor agropecuário na região, com cursos, treinamentos, palestras, dias de campo e informação técnica.
Internamente, a entidade está em obras. Em breve, os produtores rurais terão um amplo e moderno anfiteatro para realização de eventos técnicos e culturais, além do novo salão de festas com cozinha industrial, que já está pronto.
Com o apoio da FAEP, o Sindicato Rural de Guarapuava vem participando de todos os eventos e discussões do setor, sendo o reflexo do potencial tecnológico, produtivo e econômico da região.
Hoje, o Sindicato Rural conta com 600 associados, 17 funcionários e três Extensões de Base (Candói, Foz do Jordão e Cantagalo), com estruturas físicas em Candói e Cantagalo. Além disso, estamos em campanha de novos sócios, visando atingir 1.000 sócios, conta o presidente.
Para Azevedo, a entidade chega aos 42 anos com orgulho pelo respeito alcançado. A linha de conduta assumida vai perseguir, todos os dias, o diálogo franco, na parceria com todas as áreas de atuação da nossa entidade, visando sempre o fortalecimento do Sindicato e, consequentemente, da classe produtora rural, garante.
Serviços
Na sede e extensões de base, o produtor tem a disposição a Sala do Produtor, um espaço criado pela FAEP, equipado com televisor, parabólica, aparelho de vídeo, computador com acesso à Internet e impressora; assessoria jurídica; preenchimento do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e do Imposto Territorial Rural (ITR); encaminhamento de aposentadoria rural; emissão de folha de pagamento e carteiras de trabalho para trabalhadores rurais; Convenção Coletiva de Trabalho; emissão de Certidão Negativa de Débitos Ambientais (parceria com o IAP); convênios com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Emater e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
O associado também tem acesso aos estudos e boletins agrícolas feitos pelo Departamento Técnico-Econômico da FAEP e recebe, gratuitamente, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL, publicação bimestral da entidade.