22/08/2023



Geral

Sindicato Rural de Guarapuava emite 808 declarações de ITR

imagem-79545

Da Redação, com assessoria 

O Sindicato Rural de Guarapuava preencheu e emitiu à Receita Federal, 808 declarações do Imposto Territorial Rural (ITR) em Guarapuava e nas Extensões de Base Candói/Foz do Jordão e Cantagalo. 

O número de declarações deste ano feitas pela entidade aumentou 23% em relação ao ano passado. O gerente financeiro do Sindicato Rural, Arnaldo Catapan Machado, conta que esse ano houve maior adesão dos associados ao serviço oferecido pelo Sindicato. “Além disso, fizemos muitas declarações de anos anteriores. Esses 808 são apenas de 2014. Muitos produtores estavam com a situação irregular na Receita Federal e  tiveram que declarar o imposto desde 2009, com retificações ou outros ajustes necessários”, explica.

 O produtor rural que perdeu o prazo (de 18 de agosto a dia 30 de setembro) ainda pode declarar. No entanto, terá que pagar multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devido. No caso de imóvel rural imune ou isento, mas cujo dono deve declarar em razão de ter havido alteração nas informações cadastrais do bem, a não apresentação no prazo implica multa de R$ 50,00.

Enquanto não colocar o imposto em dia, o proprietário fica impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos (CND) da Secretaria da Receita Federal (SRF), indispensável nas transações imobiliárias. O atraso na entrega do ITR também impede o proprietário de obter financiamentos ou crédito junto a instituições financeiras oficiais.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo