A assessoria de imprensa do Sindicato Rural de Guarapuava divulgou a oferta de mais um serviço aos produtores rurais: a possibilidade de ações coletivas, onde as demandas são ajuizadas pelo Sindicato Rural, enquanto substituto processual dos associados. Com as ações coletivas, o Sindicato Rural representa todos seus associados na causa e os produtores rurais preservam seus direitos individuais.
Uma das possibilidades de demanda de ação coletiva é a questão da ilegitimidade do pagamento do salário-educação por parte de produtores rurais pessoas físicas. Mesmo que empregue outras pessoas, o produtor rural pessoa física (sem inscrição no CNPJ) não se enquadra no conceito de empresa e, portanto, não é obrigado a recolher a contribuição social do salário-educação.
Várias ações sobre o assunto já foram movidas por parte dos produtores rurais, com ganhos para os mesmos, inclusive em Guarapuava. Além da extinção do pagamento, o produtor rural tem direito a ressarcimento dos valores pagos.
No caso da ação coletiva movida pelo Sindicato Rural de Guarapuava, se o ganho da causa for da entidade, os benefícios serão para todos os associados.
Associados interessados no assunto devem ligar para (42) 3623-1115.
(Foto: Arquivo)