22/08/2023
Agronegócio

Sindicato Rural divulga agenda de cursos para maio

imagem-71020

O Sindicato Rural de Guarapuava, por meio do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar – PR), oferece no mês de maio,  20 cursos aos produtores e trabalhadores rurais de Guarapuava e região.

 No dia 6 de maio será realizado o curso “Trabalhador na Ovinocultura – manejo de ovinos de corte”, na sede do Sindicato Rural em Guarapuava. O objetivo é orientar sobre as principais práticas de manejo da criação de ovinos de corte.

No Centro Social de Candói, também no dia 6 de maio, será realizada a capacitação “Produção Artesanal de Alimentos – derivados de leite”. Com carga horária de 16 horas, a intenção é desenvolver produtos derivados do leite aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. A instrutora é Margarida Maria Bocalon Weiss. O mesmo curso acontece no dia 8 de maio, mas desta vez na Barra Mansa, também em Candói.

No dia 7 de maio, será realizado o curso “Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas (tratorista agrícola) – operação de implementos – semeadeira e plantadeira“, na ARCAM, cidade de Candói. 

 Em Guarapuava, na Cooperativa Agrária, no dia 8 de maio será realizada a capacitação “Trabalhador na Segurança no Trabalho – primeiros socorros”. O instrutor Josias Batista de Barros pretende preparar o participante para iniciar procedimentos de socorro emergencial, em caso de necessidade.  O mesmo curso acontece na Fazenda Modelo, em Guarapuava, no dia 29 de maio.

 O curso “Trabalhador na Olericultura Básica – informações gerais” acontece na Escola Aldeia do Sol, em Guarapuava, no dia 10 de maio.  A instrutora é Karina Calil Caparroz e o curso tem carga horária de 16 horas.

 Em Candói, na AG. Teixeira, dia 12 de maio, será realizado o curso “Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos – tratorizado – autopropelido – NR 31”. 

   Na linha de aplicação de agrotóxicos acontecem mais cursos. Um deles é “Integrado de agrotóxicos – costal manual e tratorizado de barras – NR 31”, nos dias 14, 20 e 26 de maio (turmas distintas), na Santa Maria; e “Formigas cortadeiras”, nos dias 19 e 23 do mesmo mês (turmas distintas) também na Santa Maria. Em ambos, o instrutor é Daniel Giorno Nascimento.

  O curso “Trabalhador na Forragicultura – manejo de pastagens” acontece no dia 19 de maio, no Colégio Agrícola, em Guarapuava. Reconhecer as principais práticas de manejo da produção de pastagens com vistas a produção animal são os objetivos do curso. A instrutora é Karina Calil Caparroz.

         Em Cantagalo, no Projovem, a instrutora Margarida Maria Bocalon Weiss ministra o curso “Qualidade de Vida – idosos”, no dia 20. Este curso tem um enfoque educativo e preventivo, objetivando mudanças de comportamento individual e coletiva.

Ainda no dia 20 de maio, na Extensão de Base do Sindicato Rural em Cantagalo será realizado o curso “Produção Artesanal de Alimentos – beneficiamento e transformação caseira de mandioca – básico em mandioca”. O objetivo é o desenvolvimento de produtos a base de mandioca aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. O mesmo curso acontece também no dia 26, no Pavilhão da Comunidade em Candói e no dia 28 de maio, na Extensão de Base de Base em Cantagalo. Ambos serão ministrados pela instrutora Margarida Maria Bocalon Weiss.

 Desenvolver produtos panificáveis aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene é o objetivo do curso ofertado no dia 21 de maio, em Candói, na Barra Mansa. O curso será ministrado por Giovana Giarollo e tem uma carga horária de 16 horas.

  A capacitação Trabalhador na Olericultura Básica – plasticultura acontece no dia 22 de maio, na Extensão de Base em Candói. O instrutor será Luiz Sérgio Krepki e serão repassados conteúdos relacionados à implantação e manejo da olericultura em estufas plásticas.

Os cursos do Senar são gratuitos e direcionados a produtores ou trabalhadores rurais. Interessados ou outras informações pelo telefone 42-3623-1115, com Rosemeri.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.