Da redação, com assessoria – Edição Bárbara Franco
Com a presença de cerca de 40 profissionais, o Café da Manhã do Dia do Veterinário, promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava na manhã desta terça feira, (09), em sua sede, superou as expectativas. De 8h00 às 10h30, no salão de festas da entidade, veterinários experientes, jovens e estudantes foram recebidos pela diretoria do sindicato e puderam se confraternizar, revendo amigos e trocando ideias.
Participaram profissionais que atuam em organizações, empresas, cooperativas ou instituições de destaque em Guarapuava e região, como Agrária, Galpão do Boiadeiro, Faculdade Campo Real, Unicentro, Cooperaliança, Agroboi, Adapar, entre outros.
Os convidados foram saudados pelo médico veterinário Jairo Luiz Ramos Neto, um dos diretores do sindicato, que destacou a importância crescente da categoria para a agropecuária. O presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, também dirigiu a palavra aos veterinários, saudando a categoria. Botelho destacou que, embora tenha optado pela carreira de agrônomo, possui afinidade com o trabalho dos veterinários e também sublinhou o significado do papel desses profissionais nas propriedades rurais e empresas do agronegócio.
Um dos profissionais com mais tempo de serviço presente ao Café da Manhã do Dia do Veterinário, José Carlos Calleya, gaúcho de Porto Alegre que atua em Guarapuava desde 1976, em entrevista, parabenizou o sindicato pela iniciativa de homenagear a categoria no evento. “A gente se sente muito bem no meio dos veterinários e muito feliz pelo sindicato, que já conhecemos há muitos anos, desde a sua fundação”, enalteceu. Calleya disse ver também, atualmente, uma maior valorização dos veterinários: “A medicina veterinária, até há pouco tempo, era reconhecida somente pela dedicação à saúde animal. Hoje, ela é reconhecida internacionalmente, no Brasil, no Paraná, em relação à inspeção de produtos de origem animal. Hoje, o consumidor, a pessoa que consome produtos de origem animal sabe que por trás daquela qualidade, está a inspeção, isto é, está um médico veterinário”. Segundo completou, o trabalho neste campo valoriza o profissional: “Essa profissão nos honra muito e hoje é reconhecida. Parabéns ao sindicato pela acolhida no Dia do Veterinário”.
A primeira edição do Café da Manhã do Dia do Veterinário ocorreu no ano passado. A categoria comemora a data no dia 9 de setembro. No Brasil, as primeiras escolas superiores de veterinária surgiram no início do século passado.