Da Redação
Guarapuava – O Sindicato Rural de Guarapuava lançou a Campanha Produtor Solidário de arrecadação de água mineral para os moradores de Governador Valadares-MG e região, atingidos pela tragédia causada pelo rompimento de duas barragens, no município de Mariana em Minas Gerais, no dia 05 de novembro.
As doações podem ser deixadas na recepção do Sindicato Rural de Guarapuava que fica na rua Afonso Botelho, 58, Trianon, até sexta feira (27). "Essa arrecadação do Sindicato Rural se juntará às demais que estão ocorrendo em Guarapuava e será enviada ao município mineiro nos dias 24 e 28 de novembro, segundo informações da empresária Márcia Masnik, integrante do grupo de corredoras amadoras, Divas do Asfalto", explica a gerente da entidade, Luciana de Queiroga Bren.
Outros municípios daquela região, também atingidos pela tragédia e que enfrentam problemas de falta d´água, serão beneficiados.
A tragédia deixou mortos, desaparecidos e desabrigados que sofrem com a poluição da água do leito do rio Doce. As barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas.
A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.