22/08/2023
Agronegócio

Sindicato Rural promove Dia do CAR

imagem-89690

 Da Redação, com assessoria 

O Sindicato Rural de Guarapuava irá promover nesta sexta feira (10) das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, o Dia do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na entidade sindical.

A consultoria será feita para todos os produtores rurais interessados. A data é uma oportunidade para se tirar dúvidas sobre o preenchimento do cadastro, solicitar orçamentos, fazer o preenchimento e emissão do CAR.

Os interessados devem levar os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação – CNH; RG e CPF; Cartão CNPJ da empresa (caso cliente pessoa jurídica); comprovante de residência; cópia de conta de luz ou água da propriedade a ser cadastrada; cópia de todos os documentos que comprovam domínio/posse da área a ser cadastrada (exemplo: Matrícula, Transcrição, Contrato de Compra e Venda, Tramite de regularização; Escritura/ Imissão de posse etc.); cópia do CCIR, constando o número do imóvel junto ao INCRA; cópia do ITR; cópia de projeto aprovado de Sisleg, se possuir; documentos cartográficos (mapas) da propriedade com informações do perímetro do imóvel e uso do solo.

 O CAR

O novo Código Florestal define o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. O CAR é obrigatório para todas as propriedades, seringais, sítios e fazendas.

O prazo do cadastramento termina no próximo dia 06 de maio, mas esta data deve ser prorrogada. De qualquer maneira, é importante que o produtor rural agilize o preenchimento de seu cadastro, até porque aqueles que fizerem dentro dessa data poderão ter alguns benefícios, como por exemplo, a consolidação de área produtiva sobre APP.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.