Curitiba – Sindicatos de funcionários públicos dos setores de saúde, educação e agentes penitenciários estão reunidos com membros do Governo Estadual na capital do Estado. A reunião iniciou no fim da manhã de hoje (27) e segue durante a tarde no Palácio das Araucárias. Embora não esteja confirmada, os sindicalistas esperam a presença do governador do Paraná, Orlando Pessuti.
“Devemos conversar com os responsáveis por várias secretarias, entre elas, a Yvelise [Arco-Verde, secretaria estadual da Educação], embora saibamos que as mudanças pelas quais as secretarias vem passando possa atrapalha isso”, comentou pela manhã a diretora do APP-Sindicato de Guarapuava, Janete de Souza, que está em Curitiba participando dos debates.
Educação
Entre os professores, a principal reivindicação é pela equiparação do salário dos mesmos com o dos demais funcionários públicos de nível superior, o que geraria um aumento salarial de 25,97% no vencimento dos professores. Devido à realização do ato público, durante o dia, as aulas nos colégios estaduais terão apenas 30 minutos, 20 a menos do que o habitual.
Em levantamento do APP-Sindicato de Guarapuava feito durante a manhã, as 12 escolas consultadas haviam aderido ao ato – a cidade possui 27 escolas que fazem parte do sistema estadual de ensino. “No geral, esperamos uma adesão em torno de 90%”, informa Janete.
Ela destaca também que ontem foi comemorado o aniversário do APP-Sindicato no Paraná, que completa 63 anos. “É uma longa história em busca de conscientização e pelos direitos dos trabalhadores, e não somente dos da educação”, afirma.
Foto: professores se reúnem em Curitiba para debater assuntos referentes a melhorias nas condições de trabalho (divulgação)