Guarapuava – As páginas já amareladas do livro de atas denunciam que o tempo passou, mas mostram também que os registros resistiram à passagem dos anos, revelando uma história de trabalho e de conquistas.
Foi manuseando o livro que o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava, o advogado Abrão José Melhem (foto), fez uma viagem no tempo.
A entidade sindical, que comemora 50 anos de atividade em outubro (30), começou como associação no dia 22 de fevereiro de 1959, com o nome de Associação dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Guarapuava.
Quarenta empresários estavam presentes. Destes, apenas quatro estão vivos: Valdivio Guimarães, Luis Gravon, José Nicolau Abicalaf e Victor Lachoski.
Poucos meses depois, acompanhando o crescimento da cidade, no dia 29 de abril passou a ser denominado de Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Guarapuava. A entidade foi criada com a finalidade de defender os interesses da classe patronal do comércio.
O primeiro presidente do Sindicato foi o meu pai, José Abrão Melhem, relembra.
Do antigo Sindicato, que não possuía sede e cujas reuniões aconteciam numa sala da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, (ACIG) ainda na Rua Capitão Rocha 1265, muita coisa mudou.
A evolução, segundo Abrão Melhem, começou em 1960 quando a população de Guarapuava teve os primeiros contatos com os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Social (SENAC). As aulas de datilografia, relações públicas e humanas no trabalho, correspondência empresarial e oratória, eram ministradas em salas do Colégio Nossa Senhora de Belém e da Igreja Santa Terezinha.
A primeira sede foi alugada entre 1963 e 1964 atrás da Catedral, seguida pela criação de uma mini unidade do SENAC na cidade, na Rua Saldanha Marinho, em frente à Casa Favorita. Nessa época foi trazida uma unidade móvel do SESC, informa Abrão Melhem.
A doação de uma área do Município para a construção da sede própria aconteceu em 1976 a partir de pedido feito por Abrão Melhem, vereador nessa época.
A inauguração foi prestigiada com presença do então Ministro do Trabalho Fernando Nóbrega, do ex-governador do Paraná, José Richa, e do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Trajano Bastos de Oliveira.
A história do atual Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava mostra o empenho de seus diretores e comprometimento para com a classe empresarial do setor.
Presidido por Abrão José Melhem, o DNA da atividade sindical patronal corre pelas veias.
Substituindo o pai na presidência da entidade, José Abrão Melhem e sua equipe, ampliaram a base de abran-gência, que tinha apenas Laranjeiras do Sul na jurisdição. Hoje temos 21 municípios e sedes descentralizadas em Pitanga (região da Amocentro) e Laranjeiras do Sul (região da Cantuquiriguaçu), diz o presidente.
O caminho trilhado pelo pai dentro da luta sindical também é percorrido pelo filho. Se José Abrão Melhem foi um dos fundadores da Federação do Comércio Varejista e diretor da Federação do Comércio, entidade que congregava o atacado e o varejo, entre os anos de 1992 e 1995 Abrão José presidiu a Fecomércio, entidade que por determinação da Confederação Nacional do Comércio unificou as duas federações até então existentes.
Evolução
O Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava tem muitas conquistas para comemorar, além dos 50 anos de atuação.
Temos um elenco de inúmeros cursos que são ofertados ao público da nossa região e que vão de encontro às demandas das empresas do setor. Hoje o SESC e o SENAC atuam em todos os municípios da nossa jurisdição, diz Abrão Melhem.
Mas é a sede própria da entidade que o presidente considera como uma das principais conquistas destas cinco décadas do Sindicato, por ser a referência de todos os benefícios que a entidade oferece em Guarapuava e nos 21 municípios sob sua jurisdição.
A representatividade do Sindicato e o reconhecimento a empresários do setor está na participação de ganhadores no Prêmio Guerreiros do Paraná realizado anualmente em Curitiba. Em quatro anos dessa premiação tivemos quatro guarapuavanos contemplados, afirma Melhem.
As convenções coletivas do trabalho, a cooperação para a implantação da Junta do Trabalho no município, os horários especiais de expediente nas datas comemorativas e que aquecem a economia da cidade, a representatividade do Sindicatos em conselhos municipais e estaduais são outras conquistas elencadas pelo presidente.
De acordo com o presidente, o Sindicato atua em três linhas políticas: empresarial, sindical e partidária.
Na luta sindical sempre defendemos a classe patronal, lutando para que os pisos salariais dos trabalhadores do comércio fossem condizentes com a nossa região. Tivemos uma luta que durou 90 dias para chegar a um valor que o empresário pudesse suportar e, principalmente, para manter os empregos.
No campo empresarial Melhem cita a redução do ICMS no Paraná, enquanto na política partidária a entidade entende que deve se posicionar para ter um representante nas esferas políticas que defendam os interesses da categoria.
A FESTA DE COMEMORAÇÃO
Um jantar comemorativo no Atalaia Palace Hotel na noite de sexta-feira (31) foi o marco dos 50 anos do Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, e diretores da Federação prestigiaram o evento.
Lideranças políticas e empresarais também estiveram presentes e presenciaram a entrega de homenagens às empresas: Auto Peças Batel, Auto Peças Guairacá e Gelinski.