22/08/2023



Geral Guarapuava

Sintesu participará de ato em defesa da data-base

imagem-115200

Da Redação, com Assessoria

Guarapuava – Nesta quarta feira (20), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu) participará de ato em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em defesa da data-base dos servidores públicos. Todos aqueles que tiverem interesse de participar podem se inscrever pelo e-mail sintesu@hotmail.com ou pelo fone 3622-8418, fornecendo o nome completo e o número do RG.

O ato, organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), está marcado para ter início às 9h, em frente à Alep. O ônibus partirá na madrugada de quarta feira (20), às 5h da manhã, em frente ao Campus Santa Cruz e passará em Irati para pegar os servidores daquela localidade. Na Alep, haverá acompanhamento da sessão pela manhã e também diálogo com os deputados, para apresentar informações aos parlamentares, mostrando a importância da reposição da inflação aos servidores.

De acordo com o presidente do Sintesu, Danny Jessé Nascimento, a data-base não é aumento salarial e sim a reposição da inflação. “O Governo do Paraná tem atacado a Lei da data-base, afirmando que é um aumento, mas, na verdade, a data-base é apenas a reposição da inflação de determinado período e serve, assim como nas convenções coletivas de trabalhadores, para repor o salário frente à inflação”.

Danny também lembrou que o Governo está consumindo o caixa da ParanaPrevidência, que é dinheiro depositado pelos servidores para a aposentadoria. “Acho estranho o discurso do Governo, de que não tem condições de pagar a data-base dos servidores públicos, mas gasta milhões em propaganda alegando que o Estado está com superávit financeiro. E os números avaliados pelo FES mostram esse superávit, em sua maior parte, devido aos mais de 8 bilhões de reais que o Governo tomou da aposentadoria dos servidores”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo