22/08/2023
Geral Guarapuava

Sintesu tem primeira decisão favorável para recebimento da data-base

imagem-146248

Da Redação

Guarapuava – O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Supeior da Unicentro (Sintesu) comemora a primeira decisão favorável ao pagamento da data-base, beneficiando o servidor Paulo Cesar Tomachelski. Esse é o primeiro resultado das inúmeras ações ajuizadas na justiça cobrando a reposição da inflação, conforme estava previsto na Lei nº 18.493/2015 – negociação feita para encerrar a greve realizada em 2015 -, com reposição inflacionária em janeiro de 2016, em janeiro de 2017 e um adicional de 1% em maio de 2017, para compensar as perdas do período. Na Lei Orçamentária de 2017, porém, o Governo suspendeu o pagamento.

De acordo com o presidente da entidade, Danny Jessé F. Nascimento, o Sintesu sempre esteve aberto ao diálogo, mas não obtém a resposta do Estado. "Participamos de inúmeros debates com o Governo e sempre nos posicionamos para discutir possibilidades e avaliar previsões para a reposição. Porém, não há boa vontade por parte deles. Buscamos inúmeras vezes achar uma solução em conjunto, mas existem secretários do Governo que agem como se fossem donos do Estado, atuando com a prepotência e a arrogância que não condizem com um regime democrático”, criticou o presidente do Sintesu. Esse descaso resultou nas medidas judiciais tomadas pelo Sindicato. 

No dia 9 de outubro, a Assembleia Legislativa aprovou mais uma ofensiva contra os servidores estaduais, com o Projeto de Lei 556/2017, que pode deixar os servidores estaduais sem reajuste salarial até 2019. Ou seja, três anos seguidos sem receber sequer a reposição inflacionária. O Governo já deve aos trabalhadores 8,53% de reposição da inflação, previstas em Lei, de 2016 e 2017.

Os sindicatos que integram o Fórum de Entidades Sindicais (FES) entendem que as ações do Governo não são apenas ataques aos servidores públicos, mas fazem parte de uma ofensiva para desmonte do serviço público, com consequente privatização e/ou terceirização de setores como a saúde, educação e segurança, prejudicando toda a prestação dos serviços à população.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.